| 35 ANOS DO SUS |
Psicologia e Sistema Único de Saúde
Neste mês de setembro, o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 35 anos desde a sua criação. O SUS foi criado em 1988, ano de muitos avanços democráticos. Devido à promulgação da Constituição Federal, o Brasil cria o maior sistema público de saúde do mundo, responsável por atender milhões de pessoas de forma acessível e abrangente.
Dois anos depois, a lei 8.080 de 1990 veio regulamentar a criação do SUS, detalhando as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde no País, com vistas a organizar o funcionamento dos serviços de saúde a serem prestados. Entre eles, a Psicologia desempenha importante papel de prevenção e tratamento de questões de saúde mental.
Por meio do SUS, o Brasil pretende garantir a universalidade do acesso a serviços psicológicos em todos os níveis de assistência, incentivando a formação de equipes multidisciplinares capacitadas, para a atuação integrada em benefício da usuária e do usuário, e a constante atualização das práticas psicológicas na atenção básica, para um fazer crítico e social que funcione para além do modelo biomédico enraizado na formação e atuação de muitos profissionais.
O SUS valoriza e potencializa a atuação qualificada de profissionais de Psicologia.
Viva o SUS!
#DescreviParaVocê: miniatura de vídeo legendado e com janela de Libras no qual a psicóloga e representante do CRP 01/DF no CSDF, Sara Menezes, e a psicóloga e conselheira do CRP 01/DF Cristina Hoffman abordam o papel da Psicologia no Sistema Único de Saúde e sua importância.