| PSICOLOGIA E ANTICAPACITISMO |
Setembro Surdo
O Setembro Azul é marcado por diversos eventos da comunidade surda que têm por objetivo a conscientização sobre inclusão e a comemoração de conquistas obtidas ao longo dos anos, como a Lei n° 10.436/2002, que oficializa a Língua Brasileira de Sinais, e a Lei n° 13.146/2015, que visa promover a inclusão das pessoas com deficiência no País.
No Brasil, o Dia Nacional do Surdo é celebrado em 26 de setembro, data que remete à fundação da primeira escola de surdos do País. Já em âmbito internacional, o Dia Internacional do Surdo e o Dia Internacional do Tradutor Intérprete de Línguas de Sinais são celebrados em 30 de setembro.
O que a Psicologia tem a ver com isso? Durante muitos anos, pessoas surdas foram privados de seus direitos básicos como o uso da Língua de Sinais, o que influenciou diretamente na falta de acesso à comunicação, educação, saúde, entre outros.
Apesar de celebrarmos conquistas, a luta continua, principalmente no âmbito da saúde. Por exemplo: são pouquíssimas psicólogas e psicólogos capacitados para atender surdos em Libras.
Pensando no acesso de surdas e surdos às(aos) psicólogas(os/es) bilíngues, isto é, que se comunicam tanto no Português quanto em Libras, o CRP 01/DF criou o grupo de trabalho Psicologia Bilíngue e Comunidade Surda. Saiba mais sobre este e outros grupos de trabalho em atuação no Conselho e participe! Acesse nosso site: www.crp-01.org.br, clique em “Sobre o CRP 01/DF” e, em seguida, clique em “Comissões e GTs”. Na página, é possível consultar as comissões e grupos de trabalho em andamento e saber mais sobre as ações de cada um deles.
#DescreviParaVocê: miniatura de vídeo legendado e com janela de Libras, no qual o psicólogo Saulo Moraes aborda a proposta de conscientização do Setembro Azul e apresenta o GT Psicologia Bilíngue e Comunidade Surda do CRP 01/DF.