Neste 10 de outubro, em que celebramos o Dia Mundial da Saúde Mental, o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) chama atenção para os desafios para garantir o cuidado em liberdade no DF e no Brasil.
A saúde mental é um direito humano universal, destaca a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para isso, devemos contribuir para a ampliação e fortalecimento da rede pública de saúde mental, eliminar intervenções compulsórias ou forçadas e atuar para a efetivação dos direitos das pessoas com sofrimento mental. A adoção destas diretrizes pelas políticas públicas oferecerão as condições para a garantia desse direito humano universal.
No fim deste ano, de 11 a 14 de dezembro, o Brasil realizará sua 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, mais uma oportunidade em que a Psicologia se fará presente, reafirmando os compromissos assumidos em nosso Código de Ética Profissional e nas deliberações do Congresso Nacional de Psicologia de 2022.
Acesse o Código de Ética Profissional da Psicologia em:
https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf
Acesse o Caderno de Deliberações do Congresso Nacional de Psicologia (2022): https://cnp.cfp.org.br/11/wp-content/uploads/sites/3/2023/04/caderno_deliberacoes_CNP_web.pdf
Saiba mais sobre a Reforma Psiquiátrica e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do DF em:
https://www.crp-01.org.br/page_3950/Sa%C3%BAde%20Mental%20e%20Reforma%20Psiqui%C3%A1trica%20no%20Distrito%20Federal
#DescreviParaVocê: miniatura de vídeo legendado e com janela de Libras no qual a assistente social, Waleska Batista, e o usuário da Rede de Saúde Mental, Clayton Silva, abordam os desafios da luta antimanicomial no DF.