Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


DIÁLOGO COM A FORMAÇÃO: CREPOP DO CRP 01/DF REALIZA SEMINÁRIO REGIONAL "INTERLOCUÇÕES ENTRE A PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E IES"

DIÁLOGO COM A FORMAÇÃO: CREPOP DO CRP 01/DF REALIZA SEMINÁRIO REGIONAL "INTERLOCUÇÕES ENTRE A PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E IES"


| DIÁLOGO COM A FORMAÇÃO |

Crepop do CRP 01/DF realiza Seminário Regional "Interlocuções entre a Psicologia, Políticas Públicas e IES"

Com auditório lotado, o evento contou com a participação de estudantes, professores e representantes das faculdades de Psicologia do DF para um diálogo sobre os desafios da formação e as possibilidades de atuação da Psicologia nas diversas áreas

Representantes de coordenações de cursos de Psicologia, estudantes e professores das Instituições de Ensino Superior do DF foram recebidos, nessa segunda-feira (18) pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) do CRP 01/DF durante o Seminário Regional "Interlocuções entre a Psicologia, Políticas Públicas e IES".

O evento teve como objetivo ampliar a discussão sobre a atuação da Psicologia no âmbito das políticas públicas, com destaque à utilização de referências técnicas elaboradas pelo Sistema Conselhos de Psicologia e às ações de descentralização do Conselho entre as regiões administrativas. 

A mesa de abertura contou com a apresentação das comissões do CRP 01/DF, representadas na ocasião pela psicóloga e coordenadora da Comissão Especial de Estudantes de Psicologia, Fábia Guimarães, pelo conselheiro e presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização, Ricardo Vasquez Mota, pela psicóloga fiscal Soraya Nô Seara, pela conselheira secretária, Isadora Araújo e pelas colaboradoras do Crepop no DF, Adélia Capistrano e Lorrayne Negreiros.

Os representantes da COF abriram o debate, destacando o canal de denúncias sobre conduta profissional, temas emergentes da Psicologia e a importância de que psicólogas(os/es) ocupem o conselho desde o período da formação: "A gente precisa saber que o CRP recebe denúncias, tem a diretriz de investigar e, sobretudo, de orientar a sobre a atuação profissional ética", observou o conselheiro Ricardo Vasquez.

A estudante de Psicologia e estagiária do Crepop, Lorrayne Negreiros, falou de seu período de experiência no Crepop e contribuições para sua formação: "A gente está cada vez mais conquistando o nosso espaço dentro das políticas públicas e isso precisa ser apresentado aos estudantes desde a graduação para uma atuação mais alinhada aos territórios e à perspectiva dos direitos humanos", observou.

A conselheira diretora Isadora Araújo chamou atenção para a diversidade de debates que têm sido promovidos no Sistema Conselhos de Psicologia e para a proposta de trabalho conjunto com as Instituições de Ensino Superior: "Esse evento é parte de uma agenda do Conselho com as Instituições de Ensino Superior. A proposta do Sistema é pensarmos juntos sobre as melhores estratégias para potencializar o uso de nossas referências técnicas", pontuou. "É um momento muito rico para nós trocarmos ideias e compartilharmos quais são os desafios que já aparecem na graduação e que já podem ter uma resposta. Este espaço institucional é também de vocês!", provocou.

A ex-membra da Comissão Especial de Estudantes de Psicologia, Manuela Alencar, compartilhou a interlocução proposta com a Universidade Católica de Brasília (UCB) à época de sua graduação, ressaltando o papel dos estudantes na mobilização das instituições de ensino para uma formação que não se limite à atuação em consultório clínico.

Representantes de cursos de Psicologia do DF, como o professor Aldir Roldão, coordenador do curso de Psicologia da Uniprojeção, expuseram a importância da articulação das IES com os conselhos profissionais para responder aos atuais desafios da formação: "As RT precisam entrar nas ementas das disciplinas. Algumas estão em Psicologia Escolar, outras em Fundamentos da Psicologia Clínica, outras vão entrar na disciplina de Psicologia e Políticas Públicas [...]. A nossa intenção é que o aluno perceba que a Psicologia vai muito além do consultório, tem muitas necessidades e possibilidades de atuação", observou. 

Após um momento de formação de grupos, nos quais os participantes discutiram sobre os desafios e possibilidades de atuação conjunta, estudantes, docentes e representantes das IES voltaram a se reunir com todos os demais presentes para compartilhar as considerações que serão sistematizadas para encaminhamento de ações do Sistema Conselhos de Psicologia com as Instituições de Ensino Superior. Cada IES presente recebeu um kit com publicações impressas para compor a biblioteca das instituições. As referências técnicas também podem ser consultadas no site do Crepop, pelo link <https://crepop.cfp.org.br/>.

#DescreviParaVocê: carrossel de imagens contendo chamada para leitura da matéria l, fotos do evento, marca gráfica do CRP 01/DF e ícones de curtir, comentar, compartilhar e salvar a publicação.


Foto
Foto
Foto
Foto
Foto

<< Ver Anterior Ver Próximo >>