Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


CRP 01/DF NA MÍDIA: COMBATE AO FEMINICÍDIO

CRP 01/DF NA MÍDIA: COMBATE AO FEMINICÍDIO


Assista à edição completa do Programa Participação Popular exibida no dia 11 de janeiro de 2024

A conselheira presidenta do CRP 01/DF, Thessa Guimarães, foi uma das convidadas do Programa Participação Popular, da TV Câmara, que discutiu sobre ações de combate ao feminicídio no Brasil. Com apresentação de Aline Machado, o programa contou ainda com contribuições da defensora pública e chefe do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, Antônia Carneiro.

Provocada por reflexões compartilhadas pelo público, a representante do CRP 01/DF destacou na oportunidade alguns dos debates que têm sido desenvolvidos pela Psicologia acerca das raízes da violência de gênero na sociedade brasileira: “trata-se da sensação estimulada pelo patriarcado de que os homens possuem os nossos corpos e as nossas vidas. Da mesma forma como as elites supõem ter domínio sobre os corpos da classe trabalhadora, da mesma forma como a branquitude supõe a sua superioridade sobre as pessoas negras, os homens também estão socializados e subjetivados em um contexto que os estimula diuturnamente, desde a sua infância, a estabelecerem conosco uma relação instrumental, onde as mulheres servem aos homens”, observou. 

Na oportunidade, a conselheira ressaltou a importância do estímulo à denúncia, pois são diversas as ferramentas de proteção do Estado: desde Centros Especializados de Atendimento à Mulher, passando por auxílio financeiro para órfãos, dispositivos eletrônicos de georeferenciamento para monitoramento do cumprimento de medidas protetivas e escuta qualificada de profissionais de Psicologia em dispositivos de cuidado psicossocial do sistema judiciário e das secretarias de saúde e segurança pública. A conselheira também destacou o aumento exponencial de feminicídios no Distrito Federal na comparação de 2022 para 2023, e a relação disto com a política de favorecimento ao comércio de armas de fogo no governo Bolsonaro. Também foram lembradas a circense venezuelana Julieta Hernández e Tainara da Silva, jovem assassinada pelo ex-marido no Gama. O Conselho Regional de Psicologia presta solidariedade às vítimas e suas famílias. Que os assassinos respondam por seus crimes.

Assista à edição completa do Programa Participação Popular exibida no dia 11 de janeiro de 2024: 

Saiba mais:

- Painel de Feminicídios no Distrito Federal
https://www.ssp.df.gov.br/painel-feminicidio/

- Órfãos de feminicídio já podem solicitar auxílio financeiro (Reportagem do Portal Política Distrital)
https://www.politicadistrital.com.br/2024/01/09/orfaos-de-feminicidio-ja-podem-solicitar-auxilio-financeiro/

- Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil 4ª Edição (DataFolha/FBSP, 2023)
https://dossies.agenciapatriciagalvao.org.br/dados-e-fontes/pesquisa/visivel-e-invisivel-a-vitimizacao-de-mulheres-no-brasil-4a-edicao-datafolha-fbsp-2023/

- Relatórios de análise dos crimes cometidos contra mulheres, disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do DF
https://www.ssp.df.gov.br/violencia-contra-a-mulher/

- Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023
https://drive.google.com/file/d/1JVDl2Lf_Vf3mHYWxqjmvODi4jVI3hPaZ/view?usp=sharing

#DescreviParaVocê: o card colorido conta com parte do conteúdo textual acima, com a marca gráfica do CRP 01/ DF, ícones de curtir, comentar, compartilhar e salvar, além de um registro em imagem do programa, onde se vê a conselheira presidenta do CRP 01/DF, Thessa Guimarães.



<< Ver Anterior Ver Próximo >>