| ESPAÇO CPOT |
Atuação Ética em Situações de Assédio no Trabalho
Na prática profissional, é sempre importante lembrar dos princípios orientadores do Código de Ética da Psicologia.
Por exemplo, ao lidar com queixas de assédio moral no ambiente de trabalho, a(o) psicóloga(o/e) que atua dentro de uma empresa deve seguir princípios éticos fundamentais. É essencial compreender a situação de cada trabalhadora(or) de forma empática e acolhedora, oferecendo um espaço seguro para que possa expressar suas experiências e emoções.
Além disso, a(o) profissional precisa atuar de forma imparcial e objetiva para evitar qualquer forma de julgamento ou preconceito. Ela(e) deve garantir a confidencialidade das informações compartilhadas e respeitar a autonomia e a decisão de cada indivíduo em relação às medidas a serem tomadas.
A(o) psicóloga(o/e) também pode orientar a empresa a adotar políticas e práticas que promovam um ambiente de trabalho saudável e livre de assédio. Isso pode incluir a implementação de programas de prevenção, capacitação de lideranças e colaboradores, e a criação de canais de denúncia e suporte psicológico.
Em casos mais graves, pode encaminhar o trabalhador para atendimento especializado fora da empresa, garantindo que receba o suporte necessário para lidar com a situação de forma adequada.
A promoção da qualidade de vida no trabalho deve ser uma prioridade, e contar com uma rede de profissionais comprometidos é fundamental para garantir o bem-estar das(os) trabalhadoras(es).
De que outras formas podemos contribuir para a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis?
Acompanhe outras edições do Espaço CPOT nos canais do CRP 01/DF nas redes sociais! As referências e outros materiais publicados neste espaço são organizados pela Comissão Especial de Psicologia Organizacional e do Trabalho do CRP 01/DF. Você pode entrar em contato direto com a Comissão pelo e-mail cpotdf@gmail.com.
#DescreviParaVocê: carrossel contendo quatro imagens com o conteúdo textual acima e ilustrações de pessoas em ambiente corporativo. Aparece a marca gráfica do CRP 01/DF, uma sinalização para arrastar a imagem nas redes sociais para seguir para o próximo quadro e um destaque em vermelho para o Espaço CPOT, onde são disponibilizados materiais sugeridos pela Comissão Especial de Psicologia Organizacional e do Trabalho do CRP 01/DF.