Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


PSICOLOGIA ANTIMANICOMIAL: CRP 01/DF DISCUTE A POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL NO BRASIL

PSICOLOGIA ANTIMANICOMIAL: CRP 01/DF DISCUTE A POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL NO BRASIL


| PSICOLOGIA ANTIMANICOMIAL |

CRP 01/DF discute a política de saúde mental no Brasil

Especialistas, autoridades e profissionais de saúde se reúnem para propor soluções em relação aos desafios relacionadas ao bem-estar emocional e mental da população

Na tarde desta terça-feira (24), a conselheira presidenta do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal, Thessa Guimarães, participou do debate “Saúde Mental: uma conversa sobre qualidade de vida e bem-estar”, organizado pelo Correio Braziliense, no auditório de sua sede, em Brasília.

Na abertura do evento, a psicóloga Joyce Avelar, que também é membra da Comissão de Raça, Povos Indígenas e Povos Tradicionais do CRP 01/DF, participou da Palestra Magna que antecedeu os painéis de discussão, ao lado de importantes nomes da saúde mental do DF, como Larissa Polejack, Sônia Barros e Felipe Proenço. Joyce destacou a importância de se resgatar práticas comunitárias e ancestrais no enfrentamento a problemáticas de saúde mental associadas a questões climáticas e à lógica de produtividade e consumo. “Há uma espécie de desesperança política que se dá no campo coletivo. E como não associar essa desesperança política com a falta de vontade de viver?”, indaga.

A participação da conselheira presidenta do CRP 01/DF se deu no segundo painel, com o tema “SUS e a rede de atenção psicossocial”, no qual foram discutidos desafios e avanços na estruturação de uma rede de cuidado integral à saúde mental no Brasil, analisando o papel estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS) na promoção de políticas públicas eficazes. Na opinião da conselheira Thessa, “a reestruturação da Política Nacional de Saúde Mental precisa chegar ao Distrito Federal de maneira mais contundente. Além dos CAPS que estão sendo construídos, precisamos do apoio do Ministério da Saúde para ampliação de unidades de acolhimento para atendimento de adolescentes e adultos em situação de maior vulnerabilidade.” A psicóloga também pontuou o desafio da intersetorialidade: “Saúde mental é saúde integral, saúde coletiva, direito à saúde e à vida. Por isso, as políticas de assistência social, educação, mobilidade e tantas outras precisam ser transversalizadas para o cuidado em liberdade. Saúde mental também significa garantia de acesso a direitos constitucionais como emprego, renda, moradia, transporte e lazer", enfatiza. Por fim, no tema do financiamento da política de saúde mental, a conselheira fez críticas ao Governo Federal: “É assombroso que um Governo eleito pela base popular aplique uma agenda de austeridade com o arcabouço fiscal. Essa política lesa diretamente a saúde, a educação, a proteção do meio ambiente, tudo em nome dos desmandos da Faria Lima. Além disso, lidamos com destinação inadequada de recursos públicos, a serviços que não são da atenção psicossocial, como as comunidades terapêuticas.”

O evento presencial e contou com transmissão ao vivo nas redes sociais do Correio Braziliense, que pode ser conferida na íntegra em: 
https://www.youtube.com/live/T___QxBLiw0

#DescreviParaVocê: As imagens coloridas contêm parte do conteúdo textual mencionado acima, com a marca gráfica do CRP 01/DF e uma foto do evento em que se vê a presidenta do CRP 01/DF, Thessa Guimarães, uma mulher parda, de cabelos grisalhos na altura dos ombros, vestindo uma camisa de cor salmão.



<< Ver Anterior Ver Próximo >>