*Com informações do Conselho Federal de Psicologia (CFP)
O serviço criado pela Receita Federal para emissão de recibos por profissionais de saúde tem apresentado falhas, segundo relatos de psicólogas(os/es). A informação divulgada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) é que, a partir deste ano, a emissão de recibos de serviços prestados por psicólogas(os/es) que atuam de forma autônoma seja feita exclusivamente pelo aplicativo da Receita, de forma digital (saiba mais em https://site.cfp.org.br/psicologas-e-psicologos-que-atendam-como-pessoa-fisica-terao-que-emitir-recibo-digital-pelo-receita-saude-a-partir-de-1o-de-janeiro/).
Diante dos problemas relatados pelas(os/es) profissionais, o CFP informou que já está verificando a situação junto à Receita Federal. A previsão é que o problema seja solucionado até 28 de janeiro devido ao grande volume de dados para processamento.
Lançado pela Receita Federal em abril do ano passado, o Receita Saúde é destinado a profissionais que atendam de forma autônoma, atuem como pessoas físicas e emitam recibo com o próprio CPF. Clínicas e hospitais continuam a usar a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED).
O recibo deve ser emitido no momento do pagamento da prestação do serviço. Caso haja mais de um pagamento relativo a uma mesma prestação de serviços, deverá ser emitido um recibo para cada pagamento realizado.
O serviço Receita Saúde integra o aplicativo da Receita Federal. Ele está disponível nas lojas de aplicativos App Store e Play Store para download.
#DescreviParaVocê: card colorido possui a imagem de um celular com o site da Receita Federal aberto na tela e uma chamada para leitura da matéria, além da marca gráfica do CRP 01/DF.