Nos dias 25 e 31 de janeiro o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) realizou os dois últimos pré-congressos que antecipam o Congresso Regional de Psicologia do Distrito Federal (COREPSI/DF), último evento da fase regional do 12º Congresso Nacional de Psicologia (CNP), que reunirá delegadas(os/es) de todo o Brasil, em Brasília, de 3 a 6 de julho de 2025, para definir as diretrizes e ações políticas que devem ser priorizadas para o três anos subsequentes, ou seja, para a próxima gestão dos Conselhos Regionais e Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Na avaliação da conselheira regional Glícia Maria Feitoza de Paula, o último pré-congresso realizado no dia 31 de janeiro, no auditório do CRP 01/DF, com o tema “Psicologia e Pluriversalidade”, foi muito produtivo: “Psicólogas e psicólogos de diversas idades, origens e áreas de atuação se uniram para construir propostas para guiar as gestões do Sistema nos próximos três anos. Foram construídas coletivamente propostas sobre como acelerar os processos éticos que envolvem violência e sobre outras formas de publicizar as ações dos Conselhos Regionais e do CFP”, conta a conselheira. “Foi também uma oportunidade para informar a categoria sobre diversas ações que já existem aqui no DF, receber devolutivas sobre nossos canais de comunicação e explicar sobre as particularidades da estrutura desta autarquia, sobre o funcionamento das comissões, nossas ações na defesa das 30 horas e do piso salarial junto à Câmara e ao Senado e, no campo interno, da modernização das estruturas, através de novos sistemas e aplicativos, da reforma da sede do conselho para acomodar os novos e antigos servidores por meio de concurso público previsto ainda para 2025”, observa.
O coordenador da Comissão Especial de Psicologia do Esporte e do Exercício, Iuri Sivinski Petry, que mediou o pré-congresso realizado no dia 25 de janeiro na modalidade on-line “Fazendo a diferença pela Psicologia do Esporte!”, destaca que obteve uma participação ativa de profissionais e estudantes para elaboração de propostas para o incentivo à Psicologia do Esporte e do Exercício (PEE) nos próximos anos de gestão do Sistema Conselhos: “Uma pauta significativa é considerar a PEE para além do esporte de alto rendimento. Entendo a importância de seu estudo e aplicação em diferentes contextos, como sugerido na reunião sua inclusão no SUS, pela presença em PIS, incentivando e cuidando da prática de exercícios como perspectiva de prevenção e promoção da saúde”, ressalta o psicólogo. “Além disso, a conscientização do que a PEE realmente trata é importante para o público, tanto esportivo quanto de outros profissionais, assegurando o exercício da profissão à categoria de Psicologia. De forma geral, percebemos que a PEE no Distrito Federal está sendo cada vez mais relevante, alcançando mais profissionais e estudantes, demonstrando a importância do trabalho contínuo da Comissão e dos profissionais da área”, conclui.
#DescreviParaVocê: carrossel composto por duas imagens nas quais há registros dos últimos pré-congressos de Psicologia realizados no Distrito Federal. Aparece uma chamada para leitura da matéria e a marca gráfica do CRP 01/DF.