O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) concluiu no último fim de semana, dias 21 e 22 de março, a etapa regional do 12° Congresso Nacional de Psicologia (CNP), evento que ocorre a cada três anos no Brasil com o objetivo de promover o debate amplo com a categoria de psicólogas(os/es) e definir as diretrizes de atuação do Sistema Conselhos de Psicologia.
No 12° Congresso Regional da Psicologia do Distrito Federal (COREPSI/DF), foram aprovadas 24 propostas com diretrizes para atuação do Sistema Conselhos de Psicologia nos próximos três anos. As propostas de âmbito regional ficarão disponíveis para consulta da categoria no Caderno de Deliberações (consulte edições anteriores aqui). Já as propostas de âmbito nacional serão levadas pela delegação do DF para debate no CNP, que acontecerá de 3 a 6 de julho em Brasília com representantes de todo o Brasil.
As propostas de diretrizes contemplam os três eixos estabelecidos para a edição (eixo 1- Sistema Conselhos de Psicologia; eixo 2- Interlocução com a sociedade e eixo 3- Exercício profissional). Neste ano, a edição traz como tema "Psicologia e Democracia: A Pluriversalidade do nosso fazer. Por uma Psicologia pluriversa e inclusiva!".
A relatora da Mesa Diretora do 12° COREPSI/DF e conselheira presidenta do CRP 01/DF, Thessa Guimarães, destacou o teor das propostas aprovadas no evento: "Subimos [para a etapa nacional] com várias propostas de fortalecimento das funções precípuas do Sistema Conselhos de Psicologia, de orientação, fiscalização e regulamentação da nossa profissão, e propostas para um melhor funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia, visando a vocação democrática que a Psicologia nacional tem. Viva o Congresso Nacional de Psicologia! A gente se encontra lá!", celebrou a psicóloga.
A presidenta da Mesa Diretora do 12° COREPSI nesta edição foi a estudante de Psicologia Pâmela Nogueira, que ressaltou a importância da participação ativa da categoria e de estudantes desde a graduação nos espaços de debate e construção coletiva do Sistema Conselhos: "Como estudante, a experiência tem sido maravilhosa. Inclusive, poucos alunos sabem dessa importância do CRP e do que ele pode contribuir para a nossa profissão. Então, incentivo que os acadêmicos da Psicologia, desde o primeiro semestre, participem desses eventos e ações", defende.
O secretário da Mesa Diretora do 12° COREPSI/DF, Jonas Lopes, chama atenção também para a relevância da participação em todas etapas já realizadas nesta edição e que culminarão no 12° CNP, desde a apresentação de propostas via formulário on-line, ações de mobilização e pré-COREPSIs até o COREPSI e o CNP: "É o momento em que diversos psicólogos, de diversas áreas, conseguem ter um olhar mais amplo sobre aquela diretriz, podendo contribuir, e eu vejo essa importância de ter os psicólogos participando disso, a importância de termos pessoas que estejam engajadas porque estamos pensando em algo que vai voltar para nós profissionais, que são propostas que direcionam o plano estratégico da próxima gestão [dos CRPs e do Conselho Federal de Psicologia (CFP)]", ressalta.
Ao final do processo, o CNP produzirá um documento com as propostas que as(os) psicólogas(os/es) do Brasil indicaram como guia para a gestão do Sistema Conselhos de Psicologia pelos três anos seguintes, de modo que as(os) profissionais de Psicologia possam acompanhar o alinhamento entre a atuação das gestões que serão eleitas no mês de agosto com o que foi aprovado pela categoria nos espaços ampliados de debate.
Acompanhe as redes do CRP 01/DF e do CFP para atualizações!
#DescreviParaVocê: carrossel contendo chamada para leitura da reportagem sobre 12° Congresso Regional de Psicologia do Distrito Federal e fotos com registros do evento realizado nos dias 21 e 22 de março de 2025 no auditório do CRP 01/DF.