Aqui você encontra:
O que é a Comissão de Psicologia Organizacional e Trabalho (CPOT)?
Quais os princípios para a atuação da CPOT?
Em que áreas a CPOT atua?
Como acompanhar a área de POT?
Equipe e Contato
A CPOT é uma das comissões especiais do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP01/DF), composta por voluntários e aberta à participação de profissionais comprometidos com a área.
Ela tem como objetivo dar visibilidade, suporte e orientação à Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) na região do Distrito Federal, fomentando seu desenvolvimento científico e tecnológico e fortalecendo as relações entre trabalhadores e estudiosos da área.
Para isso, conecta profissionais da psicologia atuantes em organizações, acadêmicos, trabalhadores, empregadores e diversos interessados, fornecendo materiais e promovendo atividades que facilitem a aplicação da POT para o alcance do Trabalho Digno para Todos, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas [1].
O trabalho é uma categoria fundante do ser social por possibilitar formas de existência do ser humano [2].
As organizações são coletividades em ação, reunindo em si mesmas as funções de unidades produtivas, entidades políticas e agências ideológicas [3].
A atuação de psicólogas e psicólogos deve se basear no Código de Ética Profissional [4], promovendo os valores defendidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos [5] e a qualidade de vida das pessoas e dos grupos.
A atuação de psicólogas e psicólogos deve ser responsável científica, técnica e socialmente, se posicionar criticamente diante das relações de poder e em base científica, bem como avaliar seus impactos sobre suas ações e consequentes delas.
A psicologia como ciência e como serviço à população deve alcançar a todos, incluindo profissionais da área, que devem conseguir atuar de forma digna e com qualidade de vida.
Fabíola Nunes Berka - Coordenadora
Adrian Matheus da Silva Lasaro
Cintia Batista Lopes
Luana Cláudia Porto Pantoja
Rafael Jefferson de Oliveira
E-mail: cpotdf@gmail.com
____________________
Referências
[1] https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/8
[2] LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. Tradução Nélio Schneider, Ivo Tonet, Ronaldo Vielmi Fortes. São Paulo: Boitempo, 2013. Disponível em: https://gpect.files.wordpress.com/2016/12/ff130318ae9d9b74571de73bdc7d1509.pdf. Acesso em: 29 maio 2022
[3] Bendassolli, P., & Borges-Andrade, J. (2015). Dicionário de psicologia do trabalho e das organizações. São Paulo Casapsi Livraria e Editora Ltda.
[4] http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf
[5] https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos
Retrospectiva 2024
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Em 2024, a Comissão Especial de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CPOT) realizou 20 reuniões internas.
O projeto “Minutos de POT” disponibilizou durante o ano sete vídeos com entrevistas a psicólogas(os/es) e especialistas que debateram temas relevantes para a área.
O “Clube de Leitura de POT” é realizado pela CPOT com encontros on-line para inscritas(os/es) previamente e com a participação de autores do material escolhido para leitura do grupo. Ao longo do ano foram realizados dois encontros.
O projeto “Debate On-line” iniciou a programação em alusão ao Mês das(os/es) Trabalhadoras(os/es) pelos canais do CRP com uma série de três entrevistas, em que psicólogas(os/es) e estudantes puderam participar de maneira síncrona, gerando participação e engajamento em relação aos temas propostos.
A realização de quatro atividades, como palestras, aulas e reuniões abertas pela Comissão aproximou a prática profissional da sociedade e da academia, promoveu a conscientização sobre saúde mental e qualidade de vida no trabalho, valorizando a profissão, fortalecendo o diálogo entre atores envolvidos e fomentando redes e parcerias para enfrentar desafios contemporâneos no contexto laboral.
A participação em dois congressos em 2024 ampliou a representatividade e a valorização da atuação da comissão de POT, identificando demandas regionais e possibilitando a contribuição em políticas públicas relacionadas ao mundo do trabalho.
O “Espaço CPOT” possui o intuito de divulgar, pelos canais do CRP, assuntos relacionados a POT no Brasil. Em 2024, foram realizadas cinco divulgações.
A CPOT esteve a frente da realização de um dos Pré-Corepsis em parceria ao CRP 01/DF e ao GT da campanha “Chega de Assédio”.
E em 2025, o que você gostaria de ver e/ou participar por aqui? Conte para a gente nos comentários!
Você pode conhecer um pouco mais sobre as ações das comissões e grupos de trabalho em funcionamento no CRP 01/DF pelo nosso site [link na bio].
#DescreviParaVocê: carrossel de imagens coloridas nas quais há registros das atividades relatadas no texto acima e a marca gráfica da CPOT.