Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


CRP 01/DF ORIENTA: RESOLUÇÕES DO CFP ORIENTAM QUE A PSICOTERAPIA SEJA FEITA COM PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA

CRP 01/DF ORIENTA: RESOLUÇÕES DO CFP ORIENTAM QUE A PSICOTERAPIA SEJA FEITA COM PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA


| CRP 01/DF ORIENTA |

 

Resoluções do CFP orientam que a psicoterapia seja feita com profissional de Psicologia

 

Embora a atividade não seja exclusiva de psicólogas(os/es), a prática com profissionais inscritas(os/es) no Conselho é regulamentada e sujeita a fiscalização, o que traz mais segurança à(ao) usuária(o/e)

 

Historicamente, a psicoterapia sempre foi uma atividade predominantemente ligada à Psicologia Clínica. Profissionais de Psicologia possuem formação superior extensa e adequada, maior bagagem sobre os processos mentais e comportamentais, exigências teóricas e técnicas que devem ser seguidas, práticas supervisionadas e estágios obrigatórios no currículo de graduação, além do cumprimento compulsório da Ética Profissional, a ser fiscalizado pelos Conselhos Regionais de Psicologia de cada região. Assim, com o objetivo de minimizar possíveis danos relativos ao exercício irregular ou ilegal da profissão de psicoterapeuta, é recomendado à sociedade que prefira buscar psicólogas(os/es) regularmente registradas(os/es) para a função.

 

O Conselho Federal de Psicologia possui uma série de resoluções publicadas que pontuam didaticamente a prática da psicoterapia, uma intervenção sustentada por um campo de conhecimentos teóricos e técnicos fundamentados cientificamente e embasada por princípios éticos da profissão. As normativas buscam fortalecer a prática a partir da entrega à sociedade de uma psicoterapia mais qualificada e comprometida com a ética profissional e com o respeito aos direitos humanos. Acesse algumas delas:

 

 

Acesse também outras informações sobre o assunto, contempladas em quatro cards do CRP 01/DF Orienta, disponível no site do CRP 01/DF com o título “Entenda os principais pontos da Resolução do CFP que regulamenta o exercício da psicoterapia”:

 

https://www.crp-01.org.br/crp_guides/index

 

Tire dúvidas sobre questões éticas, técnicas ou burocráticas da Psicologia pelo Whatsapp: (61) 4042-1718 (somente mensagens de texto). 

 

#DescreviParaVocê: além das informações textuais acima, a imagem colorida conta com a marca gráfica do CRP 01/DF e com a ilustração de duas pessoas conversando, psicoterapeuta e paciente.