Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


CRP 01/DF ORIENTA: ISENÇÃO DE PAGAMENTO DE ANUIDADE

CRP 01/DF ORIENTA: ISENÇÃO DE PAGAMENTO DE ANUIDADE


| CRP 01/DF ORIENTA |

 

Isenção de pagamento de anuidade

 

Há três situações em que psicólogas(os/es) podem ser isentas(os/es) da obrigação de pagar a anuidade ao Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal:

 

1. Doença

Em caso de afastamento das atividades profissionais por doença, com prazo igual ou superior a 6 meses, a(o) psicóloga(o/e) pode continuar inscrita(o/e) e regular no CRP 01/DF, sem precisar pagar a anuidade nesse período. Para isso, é preciso solicitar a isenção por e-mail (atendimento@crp-01.org.br), anexando uma carta (em PDF) com o resumo da situação da impossibilidade de exercer as atividades profissionais, a Carteira de Identidade Profissional (digitalizada em PDF) e o atestado de saúde (no qual conste o período de afastamento). Nesse caso, os direitos profissionais (como voto em assembleia, por exemplo) são interrompidos.

 

2. Viagem ao exterior

Da mesma forma, quando as atividades profissionais precisam ser interrompidas por viagem ao exterior com prazo igual ou superior a 6 meses, a(o) psicóloga(o/e) deve requerer a isenção junto ao Conselho. Para isso, é preciso enviar um e-mail (atendimento@crp-01.org.br), anexando uma carta (em PDF) com o resumo da situação da impossibilidade de exercer as atividades profissionais, a Carteira de Identidade Profissional (digitalizada em PDF), o documento de passaporte (digitalizado em PDF), visto de permanência (digitalizado em PDF) e demais documentos que comprovem a necessidade do afastamento, conforme cada situação. Neste caso, os direitos profissionais (como voto em assembleia, por exemplo) também são interrompidos.

 

3. Mais de 65 anos

A partir do ano em que completará 65 anos, a(o) profissional de Psicologia estará desobrigado a pagar a anuidade ao Conselho, de ofício, ou seja, não é necessário solicitar esse direito. Caso a(o) profissional receba notificação de pagamento estando nessa situação, ela(e) poderá apenas informar ao CRP 01/DF, que deverá atualizar a informação em seu sistema. Nesse caso, os direitos profissionais (como voto em assembleia, por exemplo) são mantidos.

 

Mais informações sobre isenção de pagamento de anuidade e documentação a ser apresentada em cada caso, podem ser encontradas no site do CRP 01/DF:

www.crp-01.org.br/page_3888/

 

Tire dúvidas sobre questões éticas, técnicas ou burocráticas da Psicologia pelo Whatsapp: (61) 4042-1718 (somente mensagens de texto)

 

#DescreviParaVocê: além das informações textuais acima, a imagem colorida conta com a marca gráfica do CRP 01/DF e com a ilustração de uma tesoura, um símbolo de porcentagem e dois cifrões, indicando corte de pagamento.