Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


CRP 01/DF ORIENTA: A PRESENÇA DE INTÉRPRETE NO CONSULTÓRIO PSICOTERAPÊUTICO NÃO CONFIGURA QUEBRA DE SIGILO!

CRP 01/DF ORIENTA: A PRESENÇA DE INTÉRPRETE NO CONSULTÓRIO PSICOTERAPÊUTICO NÃO CONFIGURA QUEBRA DE SIGILO!


| CRP 01/DF ORIENTA |

 

A presença de intérprete no consultório psicoterapêutico não configura quebra de sigilo!

 

O ideal, no entanto, é que a(o) própria(o/e) profissional de Psicologia se capacite para atender a pessoa, de forma a acolher a diversidade. Capacitação constante, em quaisquer situações, é dever da(o/e) psicóloga(o/e).

 

É importante salientar que, caso a(o) profissional não se sinta competente pessoal, ética e/ou tecnicamente para atender a demanda, é preferível que a encaminhe a outra(o/e) profissional com tal aptidão.

 

Nos casos em que se faça necessária a presença de intérprete para que seja garantido o acesso aos atendimentos psicoterápicos, orienta-se que se contrate profissional devidamente certificada(o/e) em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e que essa pessoa assine um termo de compromisso, no qual se responsabiliza pela manutenção do sigilo das informações sobre as quais tiver conhecimento em decorrência desse vínculo. 

 

Além disso, sabe-se que a presença de terceiros no ambiente terapêutico poderá trazer interferências negativas, o que acarreta à(ao) profissional de Psicologia necessidade de atenção ao manejo técnico diante desse contexto, para que seja oferecido um serviço de qualidade, pautado na técnica, na ética e na legislação profissional.

 

Mais informações sobre sigilo terapêutico podem ser encontradas no Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP) (https://transparencia.cfp.org.br/crp01/legislacao/codigo-de-etica-profissional-do-psicologo/) e na Resolução CFP nº 13/2022 (https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-13-2022-dispoe-sobre-diretrizes-e-deveres-para-o-exercicio-da-psicoterapia-por-psicologa-e-por-psicologo?origin=instituicao&q=13/2022).

 

Tire dúvidas sobre questões éticas, técnicas ou burocráticas da Psicologia pelo Whatsapp: (61) 4042-1718 (somente mensagens de texto)

 

#DescreviParaVocê: além das informações textuais acima, a imagem colorida conta com a marca gráfica do CRP 01/DF e com a ilustração de duas mãos em movimento, em referência à linguagem de sinais.

 

Cards anteriores a 2023 também podem ser acessados pelo link disponível na página eletrônica.

Acesse em:
https://www.crp-01.org.br/page_3961/CRP%2001%2FDF%20ORIENTA