| CRP 01/DF ORIENTA |
Posso me posicionar sobre qualquer assunto em minhas páginas profissionais nas redes sociais?
Ao se posicionar sobre qualquer assunto pertinente à Psicologia, a(o) profissional ou estudante de Psicologia não pode praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão. No exercício de suas funções profissionais, é vedada a indução a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito.
Ademais, em quaisquer circunstância a(o) psicóloga(o/e) deve observar e fazer cumprir todos os preceitos do Código de Ética Profissional da(o/e) Psicóloga(o/e) (disponível em https://abrir.link/vxveP), do qual destaca-se, sobre esse assunto:
“II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (CEPP, PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS);
“Art. 20 – O psicólogo, ao promover publicamente seus serviços, por quaisquer meios, individual ou coletivamente:
a) Informará o seu nome completo, o CRP e seu número de registro;
b) Fará referência apenas a títulos ou qualificações profissionais que possua;
c) Divulgará somente qualificações, atividades e recursos relativos a técnicas e práticas que estejam reconhecidas ou regulamentadas pela profissão;
d) Não utilizará o preço do serviço como forma de propaganda;
e) Não fará previsão taxativa de resultados;
f) Não fará auto-promoção em detrimento de outros profissionais;
g) Não proporá atividades que sejam atribuições privativas de outras categorias profissionais;
h) Não fará divulgação sensacionalista das atividades profissionais.” (CEPP, Art.20)
Tire dúvidas sobre questões éticas, técnicas ou administrativas da Psicologia pelo Whatsapp: (61) 3030-1010 (somente mensagens de texto).
#DescreviParaVocê: além das informações textuais acima, a imagem colorida conta com a marca gráfica do CRP 01/DF e com a ilustração de uma notificação de um comentário em rede social.