O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou uma edição comentada sobre a Resolução CFP nº 14/2023, que regulamenta o exercício de profissionais de Psicologia na avaliação de riscos psicossociais relacionados ao trabalho.
A prática tem recebido destaque com as recentes mudanças na Norma Regulamentadora 1 (NR-1), que estabelece as diretrizes gerais de segurança e saúde no trabalho e passou a incluir os riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), obrigando empresas a adotarem medidas para prevenir o adoecimento mental.
A avaliação de riscos psicossociais no trabalho envolve a análise de fatores que impactam diretamente a saúde mental de trabalhadoras(es), incluindo falta de suporte organizacional, insegurança no emprego, assédio moral, entre outros.
A nova versão comentada traz considerações de especialistas em Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) sobre as diretrizes nacionais e internacionais relativas ao tema, como debates promovidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), assim como diretrizes da ISO 45.003:2021, com o objetivo de assegurar a qualidade dos serviços psicológicos prestados à sociedade.
Consulte a nova edição comentada da Resolução CFP nº 14/2023:
https://site.cfp.org.br/publicacao/resolucao-cfp-14-2023-edicao-comentada/
Assista ao evento de lançamento da nova edição comentada, realizado no dia 8 de maio de 2025:
https://www.youtube.com/watch?v=V-NcfaE1n_c
Tire dúvidas sobre questões éticas, técnicas ou administrativas da Psicologia pelo WhatsApp: (61) 3030-1010 (somente mensagens de texto).
#DescreviParaVocê: além das informações textuais acima com chamada para leitura da orientação completa, a imagem colorida conta com a marca gráfica do CRP 01/DF e com a ilustração de uma mão segurando uma balança na qual há, de um lado, uma bolsa de trabalho e, do outro, um símbolo de coração, remetendo à ideia de saúde.