Termo de cooperação com foco no atendimento psicossocial a pessoas vítimas de racismo será assinado na próxima segunda-feira (25) com a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPIR/DF)
Atento à importância do tema, o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP DF) esteve presente nessa sexta-feira (22) na 2ª Marcha Inter(Nacional) contra o Genocídio do Povo Negro. A conselheira Márcia Maria da Silva, que participou da coordenação do protesto, destacou durante a manifestação dados nacionais e locais que apontam para o sofrimento físico e psíquico da população negra no Brasil. "Esta marcha está sendo coordenada por mulheres negras, que são historicamente as maiores vítimas do racismo institucional, vivendo diariamente com a dor de perder seus maridos e filhos para a violência, entre diversas outras formas de opressão", ressaltou.
O secretário de Promoção da Igualdade Racial no DF, Viridiano Custódio de Brito, que assina na próxima segunda-feira (25) termo de cooperação com o CRP DF, lembrou a relevância da Psicologia no atendimento psicossocial a pessoas vítimas de racismo. "Nós sabemos que a nossa comunidade negra que sofre com o racismo tem sérios problemas psicológicos, como a questão da auto-estima entre uma série de outros sofrimentos. Este termo de cooperação é um marco importante para que as psicólogas e os psicólogos fiquem mais próximos dessa camada da sociedade que muitas vezes não têm acesso a um consultório. É importante que, nesse momento, as(os) psicólogas(os) venham até a comunidade. É fundamental unir forças para combater a dor e o sofrimento gerados pelo racismo e outras formas de preconceito", avaliou.
Segundo o Mapa da Violência 2014, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais com o apoio do Governo Federal, o índice de vitimização de jovens negros, que em 2002 era de 79,9, subiu para 168,6 no levantamento mais recente. Para cada jovem branco que morre assassinado, a proporção é de 2,7 jovens negros. Quando se considera toda a população, morrem proporcionalmente 146,5% mais negros que brancos no Brasil em situações como homicídios e suicídios. Outro levantamento destacado na marcha envolve pessoas em privação de liberdade. De acordo com dados de 2013 do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, das 537.790 pessoas que estão no sistema penitenciário, 93,92% são homens, 50,88% têm entre 18 e 29 anos e 57,21% têm pele de cor negra ou parda. Cruzando os dados, os números apontam que a maior parte dos presos no Brasil é formada por homens e pretos.
AVISO DE PAUTA
Conselho Regional de Psicologia e Secretaria de Promoção da Igualdade Racial assinam termo de cooperação
O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP DF) e a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPIR/DF) assinam na próxima segunda-feira (25) termo de cooperação com objetivo de capacitação profissional, entre outras ações que qualificarão o atendimento psicossocial a pessoas vítimas de preconceito racial.
A assinatura ocorre durante solenidade na Câmara Legislativa do Distrito Federal, com presença de diversas autoridades, movimento sociais e profissionais da região.
A pauta vem mobilizando o CRP DF, que vê com preocupação os recentes casos de racismo registrados no Distrito Federal e Entorno.
SERVIÇO:
Assinatura do termo de cooperação entre o CRP DF e SEPIR/DF
Local: Auditório da Câmara Legislativa do DF
Data: Segunda-feira (25/08)
Horário: 14h30
MAIS INFORMAÇÕES:
Assessoria de Comunicação Social do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP DF): (61) 3030-1010 ramal 423
Telefone de Plantão: (61) 9832-1552
Email: comunicacao@crp-01.org.br
Site: http://crp-01.org.br