Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


CRP DF DISCUTE O COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA

CRP DF DISCUTE O COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA



Conselheiras do CRP DF participam de evento na UnB em comemoração aos 53 anos da Psicologia

Em referência ao Dia Nacional do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto, o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal firma parceria com instituições de ensino para debater sobre os avanços da profissão e o papel da(o) psicóloga(o). Na manhã da última terça-feira (25), o Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília promoveu a mesa “Construção da Psicologia no Compromisso Social”, na qual o CRP DF foi representado pela conselheira Luiza Pereira, pela parceira Vanessa Bastos e pela conselheira Tatiana Lionço, que conduziu a conferência como professora adjunta da UnB.

Atualmente, a conselheira Tatiana leciona a disciplina de Psicologia: curso e profissão na Universidade de Brasília. Ela instigou os alunos a recriarem a Psicologia para que ela tenha relação com a sociedade em que se insere, vivenciando a profissão para além do curso acadêmico, que, em sua opinião, costuma ser dirigido para a formação teórica. “Infelizmente os nossos cursos ainda são muito voltados para as teorizações”, justifica, “na prática, nós recebemos demandas que não se traduzem nas respostas que a base teórica oferece”.

A psicóloga Luiza Pereira trouxe em sua fala a importância do compromisso social da Psicologia e como o conselho profissional influencia nisso, por meio, por exemplo, do CREPOP, em âmbito nacional, e aqui no DF com o projeto Diálogos: Psi em Foco, além das estratégias regionais de cada CRP. “A Psicologia deve por si só abranger o indivíduo em sua dignidade e integralidade, para que possamos fazer uma profissão voltada para a sociedade – e não apenas para si mesma –, um fazer com função social, que renove suas práticas e que desconstrua a normatividade atual”, observa a conselheira.

Tendo em vista que o Código de Ética Profissional da(o) Psicóloga(o) é baseado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, a profissional Vanessa Bastos, parceira do CRP DF e integrante da Comissão de Direitos Humanos do Órgão, enfatizou as lutas e articulações relacionadas à defesa dos direitos humanos. A estudante de Psicologia da UnB Carolina Matos, que também compôs a mesa, expôs sua experiência na Liga Acadêmica de Saúde Mental e Cultura – Lasmec, destacando as lutas do movimento de estudantes da UnB em favor da reforma psiquiátrica por meio da lógica antimanicomial.



<< Ver Anterior Ver Próximo >>