Objetivo é possibilitar o encontro e a capacitação de psicólogas e psicólogos sobre a temática étnico-racial
As conselheiras regionais Sueli Vieira e Márcia Maria da Silva foram recebidas nessa terça-feira (06) pelo coordenador de Enfrentamento ao Racismo do DF, Carlos Alberto Santos, para discutir ações de capacitação de psicólogas e psicólogos sobre relações étnico-raciais, escuta psicológica e identificação do sofrimento psíquico provocado pelo racismo.
A ideia é realizar no final de novembro e/ou inicio de dezembro, em comemoração ao mês da consciência negra (novembro), um evento com a finalidade de possibilitar um momento de encontro entre psicólogas(os), pesquisadores(as) e sociedade em geral comprometidos com o enfrentamento ao racismo de modo a aprofundar a reflexão sobre as discriminações e seu impacto na subjetividade da população negra. O encontro, possibilitará ainda, aos presentes pensar em ações a serem implementadas na região centro-oeste no sentido de dar visibilidade ao tema já que será realizado em parceria com a Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadores(as) (ANPSINEP).
"É uma pauta que merece profunda atenção da Psicologia, uma vez que muitos negros e negras chegam a embotar a expressão do sofrimento psíquico na tentativa de sofrer menos", observou a conselheira Márcia. "Pensando que o Conselho é um órgão fiscalizador e orientador, precisamos pensar juntos, enquanto psicólogas e psicólogos, quais são as dificuldades e demandas que aparecem em nosso exercício profissional", completou a conselheira Sueli.
Com as mudanças administrativas no Governo do Distrito Federal (GDF), o CRP DF teve de firmar um novo termo de cooperação com o governo local. A autarquia vem fazendo a articulação com a Coordenadoria de Enfrentamento ao Racismo desde julho deste ano.