Chefe do Núcleo de Cuidados Paliativos da SES/DF, a psicóloga Giselle de Fátima Silva foi uma das mediadoras do debate
O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP DF) recebeu na última quarta-feira (07) profissionais e estudantes de diversas especialidades para debater sobre práticas em cuidados paliativos no serviço de saúde.
A roda de conversa foi mediada pela conselheira presidente do CRP DF, Cynthia Ciarallo, e pela psicóloga e chefe do Núcleo de Cuidados Paliativos da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), Giselle de Fátima Silva.
A profissional abordou as contribuições da Psicologia no campo da gestão pública, ressaltando o trabalho das equipes multidisciplinares nas práticas em cuidados paliativos e na atenção à saúde de maneira geral. "O cuidado paliativo é uma abordagem extremamente importante e um direito de todos. Esse é um tema caro à Psicologia e que vai além do paciente, incluindo também o trabalho com a família na perspectiva da qualidade de vida e dignidade dos sujeitos", observou.
A conselheira regional Cynthia Ciarallo ressaltou a importância dos espaços de debate, como as rodas de conversa promovidas pelo CRP DF. "Precisamos pensar uma Psicologia para o Brasil com todas as suas peculiaridades e demandas sociais. Não é privatizando os fazeres que conseguiremos garantir direitos e fazer avançar a profissão", pontuou, referindo-se à experiência de trabalho multidisciplinar no âmbito da saúde e assistência social, entre outros campos e políticas públicas.
Ainda na oportunidade do evento, os presentes abordaram o direito à privacidade dos pacientes, a inadequação de alguns termos comumente utilizados pelos profissionais, além de outros assuntos que poderão resultar em novos encontros e rodas de conversa.
[gallery ids="1265,1264,1263,1261,1260,1259,1258"]