Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


RELAÇÃO TERAPEUTA X PACIENTE É TEMA DE OFICINA NO CRP DF

RELAÇÃO TERAPEUTA X PACIENTE É TEMA DE OFICINA NO CRP DF



















Profissionais tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas a partir de experiências na Psicoterapia

O terceiro encontro do projeto "Psicoterapia em Foco - CRP DF Orienta" reuniu dezenas de profissionais no dia 13 de novembro em torno do tema Relação Terapeuta x Paciente. Questões como direito à intimidade, atenção à criança e ao adolescente e elaboração de documentos psicológicos foram alguns dos assuntos abordados na oportunidade.

Além de conselheiras e fiscais do CRP DF, o encontro foi mediado pela psicóloga e membro da Associação Brasiliense de Psicodrama e Sociodrama (ABP), Marisa Becil Ferreira, que utilizou as técnicas para propor uma dinâmica de reflexão durante a oficina. "Eu acredito que a relação terapeuta-paciente deve ser uma relação horizontal, de sujeitos iguais exercendo papéis complementares", observou.

Na ocasião, as psicólogas e os psicólogos puderam ainda discutir sobre casos clínicos que poderiam apontar para questionamentos éticos. "Sempre pedimos que o profissional tenha muita atenção ao Código de Ética. Se me perguntam qual o limite das ações do psicólogo, respondo sempre que o limite é a dignidade da pessoa humana", pontuou a conselheira regional Ingrid Quintão.

A conselheira regional Daniela Gonçalves concluiu o encontro destacando que o trabalho psicoterápico exige também um olhar atento à realidade social. "O psicólogo deve estar atento às questões que vão além do conhecimento técnico: relações raciais, de sexualidade, de gênero. Precisamos ampliar o setting terapêutico para entender o contexto em que nossos pacientes estão inseridos", concluiu.

[gallery ids="1504,1505,1506,1507,1508,1509,1510,1511,1512,1513,1514,1515,1516,1517,1518,1519"]



<< Ver Anterior Ver Próximo >>