Novo coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde se apresentou oficialmente à equipe nessa quinta-feira (07)
Mesmo diante da rejeição de entidades profissionais e movimentos sociais ligados à luta antimanicomial, tomou posse nessa quinta-feira (07), em Brasília, o novo coordenador de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Valencius W. Duarte Filho.
Há cerca de um mês, dezenas de ativistas, profissionais, usuários da Rede de Atenção à Saúde Mental e militantes da luta antimanicomial ocupam o prédio onde fica localizada a Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde, reivindicando mudança do nome indicado para gestor da política no Brasil.
Os manifestantes argumentam que Valencius não possui o perfil adequado para a política vigente e que sua concepção não atende às deliberações feitas na 3ª Conferência Nacional de Saúde Mental. O recém-empossado coordenador é ex-diretor de um dos maiores hospitais psiquiátricos privados da América Latina, fechado em 2012 após sucessivas denúncias de violações de direitos humanos.
"Na história recente da luta antimanicomial, é a primeira vez que temos a nomeação de um coordenador com perfil contrário às lutas do movimento de saúde mental", ressalta a conselheira regional Ingrid Quintão.
O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP DF) tem acompanhado a ocupação do prédio do Ministério da Saúde e já se manifestou em moção de apoio aos recentes atos de resistência do movimento antimanicomial frente à ameaça de retrocesso na política de saúde mental.