\r\n
O ex-diretor de manicômio, Valencius Duarte, assumiu em outubro a coordenação nacional de saúde mental e vem enfrentando diversos protestos em favor de sua saída
\r\nEntidades e movimentos sociais da luta antimanicomial se reuniram em frente ao prédio do Ministério da Saúde, na manhã desta quinta-feira (14), em manifesto pela exoneração imediata do atual coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, o psiquiatra Valencius Duarte, indicado pelo ministro Marcelo Castro. O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal esteve presente, em defesa das boas práticas em saúde, dos Direitos Humanos, da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial. O ato durou o dia todo e contou com apresentações artísticas, dança, flash mob, teatro e um cortejo com trio elétrico e gritos de ordem pela Esplanada dos Ministérios.
A conselheira Ingrid Quintão, que esteve na manifestação, informa que o CRP DF defende a reforma psiquiátrica e o movimento pró-saúde mental. “Como essa nomeação é uma ameaça para a saúde mental construída ao longo de mais de 30 anos no Brasil, a duras penas”, explica Ingrid, “é uma obrigação, uma missão dos Conselhos Regionais de Psicologia apoiar atos como esse, a serviço do controle social, em defesa da reforma e pela continuidade da linha antimanicomial da saúde mental no Brasil, com serviços substitutivos e a manutenção da perspectiva de liberdade”.
Diversas entidades, movimentos sociais e pessoas públicas de vários lugares do Brasil, que já vêm apoiando os atos em prol da saúde, participaram da manifestação Fora Valencius, como o Movimento Pró-saúde Mental do DF, a Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila), a Liga Acadêmica de Saúde Mental e Cultura da UnB (Lasmec), o deputado distrital Wasny de Roure, além dos CRPs do Rio Grande do Sul e de São Paulo.
[gallery columns="6" ids="1628,1643,1642,1641,1640,1639,1638,1637,1636,1635,1634,1633,1632,1631,1630,1629"]