Conselhos e sindicatos profissionais temem enfraquecimento do Sistema Único de Saúde
Representantes de sindicatos e conselhos profissionais, bem como especialistas de diversas áreas reuniram-se no dia 26 de janeiro no auditório do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP DF) com o objetivo de discutir a possibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) adotar parcerias com organizações sociais (OS) para oferta de serviços de saúde.
Na oportunidade, os profissionais relataram preocupação com o modelo de gestão, dada a dificuldade de controle social e garantia da equidade no atendimento. Alguns dos presentes também alertaram sobre o enfraquecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na região.
A conselheira presidente do CRP DF, Cynthia Ciarallo, pontuou sobre a responsabilidade do Estado em garantir saúde à população. "No contexto em que estamos, é muito importante a mobilização social que apresente resistência aos processos de esvaziamento do Estado na gestão da saúde pública", observou. O conselheiro regional Edmar Carrusca, também presente na reunião, questionou sobre a articulação dos sindicatos para enfrentamento da atual situação de oferta dos serviços de saúde no DF.
Os profissionais e as entidades organizam uma audiência e um seminário na Câmara dos Deputados sobre o tema e elaboram um manifesto conjunto em defesa do SUS.
[gallery ids="1698,1697"]