O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP DF) vem noticiar a perda repentina do psicólogo Marcus Vinícius de Oliveira e Silva. Ex-conselheiro do Conselho Federal de Psicologia (CFP), mestre em Saúde Pública, doutor em Saúde Coletiva e professor universitário aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Marcus Vinícius foi uma importante referência na Psicologia e na política de direitos humanos, com destaque à luta antimanicomial e contra o encarceramento da vida.
Inquieto, com sua genialidade e ousadia protagonizou com outros atores mudanças significativas nos rumos da Psicologia brasileira, com a pauta do compromisso social e do processo democrático no desenvolvimento da profissão como exercício de cidadania.
Assim, quando conselheiro do Conselho Federal de Psicologia, dentre outras significativas ações, deu início ao Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), importante passo para a construção coletiva de diretrizes integradas às demandas da sociedade, o que fez avançar a profissão, qualificando e potencializando o acesso aos serviços psicológicos pela população brasileira.
Morreu fazendo o que sempre fez - lutando pela justiça, combatendo a opressão e o amordaçamento de minorias alijadas de seus direitos.
Gratidão por seu legado que se faz presente, em alguma medida, tanto na formação como no exercício profissional de milhares de psicólogas e psicólogos brasileiros.
Reverência a sua história, a sua luta por uma Psicologia para o Brasil, para a América Latina.
O sepultamento ocorrerá em Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte.
Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP DF)\r\n14º Plenário
Imagem: Arquivo pessoal