Encontro foi concluído com uma provocação aos profissionais, convidados a ocupar os espaços de debate e potencializar o trabalho desenvolvido pela Psicologia
O segundo dia de debates do Seminário "Psicologia em Interface com a Justiça: Panorama e Desafios" trouxe a proposta de reflexão sobre os serviços desenvolvidos pela Psicologia no Distrito Federal a partir do relato de experiências, desafios e perspectivas para o exercício profissional.
A primeira Mesa de Debate do dia abordou o tema "Processos de Judicialização e Subjetivação dos Conflitos Sociais", com palestra da psicóloga Mariana Juras, servidora do Serviço de Assessoramento aos Juízos Criminais (SERAV) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).
A conselheira do CRP DF, Cynthia Ciarallo, que mediou os diálogos, destacou a importância de profissionais de Psicologia repensarem continuamente seu posicionamento ético, adotando o devido cuidado para não reforçar lógicas de adequação ou inadequação social baseadas em aspectos morais e de ordem individual.
A Mesa "Psicologia Jurídica e os Processos de Criminalização e de Patologização no Contexto da Justiça" contou com a participação de Valdirene Daufemback, do Departamento Penitenciário do Ministério da Justiça e Fábio Félix, presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA/DF), que perpassou por temas como a política de drogas e mudanças a serem executadas por profissionais de diversas áreas de forma multidisciplinar. “Eu não acredito que a gente vai conseguir transformar a realidade se a gente não tiver projetos coletivos, por isso eu fico feliz de estar aqui hoje no CRP, porque sei que se trata de um projeto de categoria profissional”, pontuou. “O Conselho Regional de Psicologia tem um papel fundamental na busca de alternativas a esses sistemas que não estão funcionando. Esse espaço é essencial, porque aqui podemos refletir coletivamente. O mais importante nessas reflexões é transformar as realidades, coletivamente”, enfatizou.
No período da tarde, a Mesa Conhecendo novas Práticas em Psicologia Jurídica trouxe experiências de serviços desenvolvidos no Distrito Federal. Marisa Maria Moraes Muniz Verri, do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania, apresentou dinâmicas e resultados de processos de mediação, conciliação e oficinas de parentalidade. "O nosso trabalho decorre muito de uma perspectiva pedagógica. Atuamos com as famílias de modo que os sujeitos possam encontrar formas diferentes de se relacionar", resumiu a profissional.
Thaís Cruz Andreozzi, também do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania, tratou da democratização do acesso à Justiça a partir das experiências do Programa Justiça Comunitária, enfatizando a atuação de psicólogas(os) em colaboração com atores sociais e outros profissionais em processos de mediação. "O psicólogo tem um aporte teórico e, assim como ocorre em outras áreas e saberes, observa os fenômenos humanos a partir de uma perspectiva diferenciada", ressaltou.
Andreia Oliveira de Siqueira, do Programa Superendividados, abordou experiências da Psicologia no Poder Judiciário a partir de reflexões sobre as relações dos sujeitos com o dinheiro e outros fatores de ordem econômica. "Ao considerar que estamos em uma sociedade pautada pelo consumo, se um sujeito perde esse poder de consumir, ocorre também um processo de desconstrução da sua identidade social e é a partir daí que pensamos as estratégias de enfrentamento", observou, destacando que cabe à psicóloga e ao psicólogo a atenção à conjuntura e às variáveis sócio-históricas que têm influência direta sobre o seu trabalho.
Ao final do encontro, os presentes discutiram sobre a atuação profissional em interface com a Justiça, pensando formas de qualificação dos serviços ofertados, possibilidades de ampliação, construção de redes e estratégias de inovação. A participação das psicólogas Leila Torraca e Márcia Amendola foi possível graças ao apoio do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP RJ).
[gallery ids="3093,3077,3078,3079,3080,3081,3082,3083,3084,3085,3086,3092,3091,3090,3089,3088,3087"]