Secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude considera que a iniciativa vai contribuir para o planejamento estratégico da Socioeducação
O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal se reuniu, na tarde desta quarta-feira (21), com o secretário de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio Araújo, para a entrega o Relatório do Projeto Diálogos: Psi em Foco Socioeducação. Trata-se de um documento com referências ético-técnicas para a atuação da gestão do Sistema Socioeducativo do DF em relação aos serviços psicológicos prestados aos usuários. O documento foi construído por um Grupo de Trabalho – também presente na reunião ocorrida na sede da Secriança – que acompanhou o projeto na política de socioeducação ao longo dos últimos três anos.
“De todos os Diálogos que nós fizemos, o da Socioeducação talvez seja o que mais avançou”, considera a conselheira presidente do CRP DF, Cynthia Ciarallo. Ela enfatiza que, embora seja um documento pequeno, ele tem a presunção de promover debate e dar visibilidade a questões que tangenciam não só a prática da Psicologia, como também a própria execução do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE.
O secretário Aurélio Araújo fez um breve panorama a respeito das dificuldades enfrentadas na administração da Secriança, que hoje possui cerca de 2.500 servidores, distribuídos em 80 prédios. “O momento pelo qual estamos passando é um momento de diagnóstico, mas já numa fase de avanço, ampliação e debate. Acho que este documento vem agregar o planejamento estratégico que nós estamos construindo”, opina, “só o fato de os gestores estarem fazendo essas discussões já é um avanço”.
O GT da Política de Socioeducação do projeto do CRP DF Diálogos: Psi em Foco é composto pelas(os) psicólogas(os) Renata Tavares (Unidade de Atendimento em Meio Aberto – Uama do Guará), Tiago Miranda (Unidade de Internação de São Sebastião) e Márcia Santos (Unidade de Atendimento em Semiliberdade de Taguatinga), que também estiveram presentes à reunião. A conselheira Carolina Fernandes não pode comparecer, mas coordenou os trabalhos do GT e esteve à frente dos Diálogos Psi da Socioeducação. Além deles, participaram da reunião outras duas psicólogas envolvidas – Tatiana Nardoni (Diretoria de Saúde Mental - Disam / Subsecretaria do Sistema Socioeducativo - Subsis) e Marília Almeida (diretora da Disam), além da coordenadora de Internação e Semiliberdade da Subsis (Cooris), Tatiana de Paula Soares.\r\n