Parceria entre a Comissão Especial de Psicoterapias e Clínica do CRP 01/DF, Sebrae, CRC/DF e instituições de ensino superior aborda temas do cotidiano de profissionais de Psicologia que costumam provocar dúvidas e constitui-se em nova oportunidade de orientação e aproximação do conselho profissional com as(os) psicólogas(os) e estudantes da região
O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) lançou oficialmente nessa quinta-feira (24) o projeto Café Psicoempreendedor, uma parceria da Comissão Especial de Psicoterapias e Clínica com o Sebrae, Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRC/DF) e instituições de ensino superior.
Esse primeiro encontro faz parte do calendário de atividades comemorativas do Dia Nacional da(o) Psicóloga(o), celebrado em 27 de agosto, e foi realizado na Universidade Católica de Brasília (UCB), campus Taguatinga.
Participaram da mesa de abertura a presidente do CRP 01/DF, Vanuza Sales, a coordenadora da Comissão Especial de Psicoterapias e Clínica, Andreza Sorrentino, a analista do Sebrae, Ana Emília de Andrade, e a coordenadora do curso de Psicologia da UCB, Lucia Sallorenzo.
"É com grande satisfação que o CRP 01/DF lança este projeto, que vem sendo concebido pelo atual plenário desse conselho desde antes de assumirmos a responsabilidade de conselheiros regionais de Psicologia", observou Vanuza Sales. "Nossa capacitação costuma ser muito técnica e teórica, mas trabalhamos pouco a questão do gerenciamento de carreira durante a nossa formação. Por isso a importância de falarmos sobre empreendedorismo entre as psicólogas e os psicólogos", ressaltou Andreza Sorrentino.
A psicóloga Lúcia Romão foi a palestrante a tratar do tema empreendedorismo neste primeiro encontro do projeto. A partir de dinâmicas e interação com os participantes, fez uma análise de cenário, discutindo com as(os) estudantes e psicólogas(os) presentes as possibilidades de contribuição da Psicologia, desafios, novas áreas de atuação e nichos de mercado. "O mundo hoje está exigindo mais proatividade, mais competência, mais criatividade. E essas são algumas das características de um empreendedor", destacou a palestrante.
Como coordenadora da Comissão de Psicoterapias e Clínica, a conselheira Andreza Sorrentino também fez um trabalho de orientação profissional com as(os) psicólogas(os) ao final do encontro, tratando de temas como divulgação de serviços, convênios com planos de saúde e outros questionamentos apresentados pelas(os) participantes. "As possibilidades da Psicologia são imensas, mas é preciso arriscar. Esperamos que encontros como esse motivem os profissionais a encontrar alternativas e novos espaços de inserção da Psicologia na sociedade", expôs.
Os encontros do projeto seguem nos próximos meses e a data prevista para a próxima edição é o mês de novembro, ocasião em que o projeto deverá tratar de abertura de clínicas e consultórios.