Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


CRP DF ARTICULA REGULAMENTAÇÃO DA ESPECIALIDADE DE PSICÓLOGA(O) NO SISTEMA PENITENCIÁRIO

CRP DF ARTICULA REGULAMENTAÇÃO DA ESPECIALIDADE DE PSICÓLOGA(O) NO SISTEMA PENITENCIÁRIO



Sindpen reconhece necessidade de alterações e propõe criação de núcleo especializado em Psicologia

\r\n

\r\n

A conselheira Sueli Vieira se reuniu com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Distrito Federal, Leandro Allan, e o vice-presidente, Cleber Vigínio, para viabilizar a regularização da especialidade de psicóloga(o) na iminente reestruturação da carreira de agente de atividades penitenciárias, que será proposta ao Governo do Distrito Federal junto à criação de um novo departamento no Sistema Penitenciário do DF. No encontro, que ocorreu na manhã da última quarta-feira (08), o Conselho Regional de Psicologia do DF (CRP DF) e o Sindpen trataram sobre a criação de uma equipe técnica em Psicologia para a demanda de avaliação psicológica no sistema, de forma a regularizar a atuação das(os) profissionais da área.

Conforme explica a conselheira Sueli, a lei distrital 3.669/2005, que cria a carreira de atividades penitenciárias e os respectivos cargos no quadro de pessoal, não descreve a especialização de psicóloga(o) e, por isso, profissionais atuam como tal sem ter padrões procedimentais adequados, o que pode afetar diretamente a qualidade do serviço ofertado. “Se formos pensar a rigor da lei e olhar o edital (do concurso vigente), um dia o profissional pode estar fazendo, por exemplo, o plano de intervenção de psicoterapia individualizada e noutro pode estar fazendo a segurança. Isso confunde o usuário quanto ao tipo de relação que ele deve ter com esse profissional”, alerta a conselheira. Vale ressaltar que CRP DF esteve anteriormente na Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, onde o Secretário de Justiça, João Carlos Souto, e o Subsecretário do Sistema Penitenciário, Carlos Lóssio, também reconheceram a importância da regularidade dos serviços.

Segundo Leandro, o Sindpen está articulando com o GDF a criação de um departamento no Sistema Penitenciário e a reestruturação da carreira de agente, o que demandará alterações na lei de criação do cargo e ainda na Lei Orgânica do DF. Assim, as especificações de tal equipe técnica deverão ser construídas com a participação do Conselho Regional de Psicologia do DF.



<< Ver Anterior Ver Próximo >>