Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


PALESTRAS, BATE-PAPOS E CAMINHADA NO PARQUE DA CIDADE MARCAM O SETEMBRO AMARELO NO DISTRITO FEDERAL

PALESTRAS, BATE-PAPOS E CAMINHADA NO PARQUE DA CIDADE MARCAM O SETEMBRO AMARELO NO DISTRITO FEDERAL


Mês é dedicado à conscientização e ao debate sobre prevenção ao suicídio

O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) recebeu na última semana o psicólogo e idealizador da campanha Janeiro Branco, Leonardo Abrahão, para promoção do Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização e ao debate sobre prevenção ao suicídio.

Na quinta-feira (28), o psicólogo e a conselheira presidente do CRP 01/DF, Andreza Sorrentino, participaram de palestra sobre o tema voltada a familiares de socioeducandos e servidores da Unidade de Internação de Santa Maria. No mesmo dia, desta vez ao lado do conselheiro Vitor Barros Rego, Leonardo Abrahão falou de psicoeducação e saúde emocional aos alunos do UniCEUB.

Na sexta-feira (29), o psicólogo tratou de prevenção ao adoecimento emocional em palestra no CRP 01/DF, ressaltando experiências da campanha Janeiro Branco de promoção da saúde mental. "A sociedade não está acostumada a pensar sobre sua saúde emocional", destacou na oportunidade. "A experiência com a campanha Janeiro Branco me mostrou que as pessoas não querem ouvir falar sobre doença, elas querem ser orientadas sobre promoção de saúde e qualidade de vida", observou.

A noite de sexta também contou com palestra da psicóloga Cristina Ribeiro dos Anjos sobre "Intervenção em crise e manejo terapêutico em momentos de crise suicida", que abordou a atuação da(o) psicóloga(o) nesse contexto, formas de avaliação de riscos, redes de apoio, fatores de proteção e aspectos éticos. "Suicídio é uma questão complexa e multifatorial", pontuou. "Não podemos limitá-lo a um problema pontual ou tratá-lo de maneira inadequada", salientou.

No sábado (30), a programação seguiu para o Parque da Cidade, com o apoio de estudante da faculdade Anhanguera, que distribuíram panfletos informativos e conversaram com frequentadores do parque sobre a importância do cuidado com a saúde emocional. "Prevenção é a saída para a falta de recursos que atinge a saúde mundial", pontuou o psicólogo Leonardo Abrahão, destacando que o investimento em campanhas de conscientização reduzem consideravelmente os gastos públicos com tratamentos de saúde.

No domingo (1º), a psicóloga Elisa Mara Silveira, o psicólogo Leonardo Abrahão e a conselheira do CRP 01/DF, Andreza Sorrentino, participaram de um bate-papo na Rádio Imaculada 94,5 FM sobre fatores de proteção e saúde mental, encerrando a programação do Setembro Amarelo na região.



<< Ver Anterior Ver Próximo >>