Na próxima quarta-feira (29), mesa redonda discutirá "Psicologia e Questões da Terra: Indígenas e Quilombolas"
Parceria da Comissão Especial de Psicologia e Diversidade Étnico-Racial (CEPDER) do CRP 01/DF com a Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) (ANPSINEP) - Núcleo DF, o minicurso "Reeducação das Relações Étnicas para Vivência da Diversidade Cultural" reuniu entre os dias 20 e 22 de novembro profissionais e estudantes interessados em discutir formas de educar para a cidadania, sensibilizar para a vivência da igualdade e valorizar as diferentes culturas, povos e comunidades.
Coordenado pela professora doutora Léa Maria Carrer Iamashita (IH/UnB), o minicurso abriu as celebrações do mês da consciência negra no CRP 01/DF e abordou questões históricas e temas cada vez mais frequentes nos diversos espaços midiáticos, como apropriação cultural, empoderamento e combate às diferentes formas de discriminação.
Um dos temas que movimentou a discussão dos participantes foi a produção acadêmica voltada às relações étnico-raciais. As psicólogas e os psicólogos chamaram a atenção para o cuidado na produção e na divulgação do conhecimento. "A nossa prática acadêmica tem sido simplesmente sugar determinada cultura e falar sobre determinadas pessoas que nunca têm um lugar para falar por elas mesmas", observou Paula Gabriela de Souza Pinto, membra da CEPDER. "Precisamos valorizar na produção do conhecimento a experiência de pertença étnica", ressaltou o coordenador da ANPSINEP/DF, Igo Gabriel dos Santos Ribeiro.
Na próxima quarta-feira (29), às 19h, a parceria entre a CEPDER e a ANPSINEP/DF resulta na mesa redonda "Psicologia e Questões da Terra: Indígenas e Quilombolas". Entre os debatedores estão os doutor em Ciências Econômicas, Mário Lisboa Theodoro, e o doutorando em Antropologia Social e indígena, Daniel Iberê Alves da Silva. Não é necessário fazer inscrição antecipada.