Comitê Intersetorial se reúne para última fase de elaboração do documento\r\n
Durante toda esta segunda-feira (06), o Comitê Intersetorial de Elaboração do Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Distrito Federal, do qual o Conselho Regional de Psicologia do DF é membro, esteve reunido, com o objetivo de fechar o texto do documento, que define diretrizes e metas para a gestão do Sistema Socioeducativo nos próximos dez anos. Nos próximos dias, o Plano será enviado para apreciação do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente – CDCA.
A conselheira Carolina Fernandes, que representou o CRP DF no encontro ao lado da conselheira presidente Cynthia Ciarallo, destacou a constante luta da Psicologia em favor da melhoria do Sistema Socioeducativo local. “Desde o início da nossa gestão (em atividade desde setembro de 2013) temos fóruns de discussão sobre as políticas públicas e a política de socioeducação é uma delas”, diz a conselheira Carolina, em referência ao projeto Diálogos: Psi em Foco. “Mensalmente, temos um espaço garantido para debater com as psicólogas e psicólogos a respeito do trabalho que é feito no Sistema Socioeducativo do DF, buscando um aprimoramento profissional”, ressalta.
Pela manhã, os presentes levantaram os aspectos positivos e as dificuldades enfrentadas na construção do Plano, de modo que pudessem pensar estratégias para aprimorá-lo no período vespertino e definir então a redação final. Para enriquecer os debates, foram convidados o professor da UnB Rogério Córdova e o doutorando Mauro Gleisson de Castro Evangelista, que expuseram no centro da roda suas experiências no Sistema Socioeducativo. Os participantes foram provocados a participar da conversa numa dinâmica de trocarem de acento ao se manifestarem, proposta que tinha o objetivo de que cada um que quisesse colocar algo, saísse da zona de conforto e contribuísse mais efetivamente.
A elaboração e discussão do documento seguirá no próximo dia 9, quinta-feira, quando o Comitê Intersetorial de Elaboração do Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Distrito Federal finalizará a proposta.
[gallery columns="4" ids="749,748,747,746,745,744,743"]