A Comissão Especial de Raça e Povos Tradicionais do CRP 01/DF vem, por meio da campanha "Psicologia antirracista", convocar a categoria de psicólogas e psicólogos para que possamos nos mobilizar e romper o silenciamento frente ao racismo, principalmente no que se refere aos últimos assassinatos e consequentes levantes no Brasil e no mundo.
O nosso compromisso ético-político é o de construir uma Psicologia efetivamente democrática. Não podemos nos omitir em relação ao racismo e às questões raciais; pelo contrário, é dever da Psicologia combater intolerâncias, violências e opressões de toda espécie. Tal compromisso precisa ser assumido por todas(os) as psicólogas(os) pertencentes a diferentes grupos raciais. A luta antirracista é de negros e negras, mas também de brancos e brancas, pardos e pardas, pois o racismo estrutural é uma lógica sistêmica de classificação de seres humanos segundo sua raça, uma lógica que abrange a todas e todos nós.
A campanha #psicologiaantirracista segue os princípios éticos da profissão, que tem como base os Direitos Humanos, assim como a resolução CFP nº 018/2002 que versa sobre nossa atuação frente ao combate ao racismo e a discriminação racial.
No contexto histórico, político e ideológico em vigor dos direitos humanos, enquanto ciência e profissão, a Psicologia sempre teve um papel decisivo para a luta por igualdade étnico-racial. Nós honramos esta história e segue nos cabendo, enquanto psicólogas e psicólogos, transformar continuamente nossa prática e o conhecimento que produzimos rumo à consolidação de uma Psicologia antirracista e de uma sociedade em que a lógica de classificação de pessoas segundo a raça será abolida.
Veja outros materiais da campanha, clicando
aqui.
#DescreviParaVocê: A imagem conta com um fundo preto, manchetes de jornal e a frase na cor amarela: “A Psicologia compreende que o racismo faz sofrer”. Também consta a hashtag e marca da campanha #psicologiaantirracista.