O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) realizou, no dia 10 de julho, nova atividade de orientação sobre apoio psicológico em contexto de crise para profissionais voluntárias(os) que se inscreveram em edital lançado pelo Conselho, em março deste ano, no contexto da pandemia de Covid-19.
O encontro promovido em plataforma virtual contou com contribuições de duas comissões permanentes do CRP 01/DF (Comissão de Ética e Comissão de Orientação e Fiscalização) e três comissões especiais (Comissão Especial de Psicologia em Emergências e Desastres, Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho e Comissão de Direitos Humanos, Saúde Mental e Políticas Sociais), além do apoio da Faculdade Anhanguera e do UniCEUB.
O foco dessa atividade com a segunda turma foi o atendimento prestado por psicólogas e psicólogos voluntários nos serviços de assistência social (SUAS), sistema socioeducativo, sistema prisional e movimentos populares.
A conselheira Leida Mota, que coordenou a atividade, avalia que "é uma forma de aproximação da categoria profissional e, ao mesmo tempo, dos serviços públicos a serem assistidos, pois o Código de Ética é claro ao dizer que é um dever fundamental do psicólogo 'prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal'", observa.
A atividade de orientação contou ainda com a participação do conselheiro Rafael Gonçalves e das conselheiras Regina Pedroza, Thessa Guimarães, Tania Inessa Rezende, Carolina Saraiva, Camila Maia e Silvia Reis, além da psicóloga colaboradora Rosana Dório Bohrer e da assessora técnica em políticas públicas, Cristina Trarbach.
Foram abordados temas como estresse ocupacional, acolhimento psicológico em situações de crise, abordagem em grupos, luto, instrumentos para o apoio psicológico, questões éticas e legais da profissão, entre outros assuntos levantados pelos participantes.