O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) teve a satisfação de participar, esta semana, do trabalho de pesquisa desenvolvido por Jacques Bucher, filho do emérito psicólogo e psicanalista Richard Bucher, falecido em 1997 em Brasília.
Há cerca de um ano, Jacques reúne publicações diversas com o objetivo de criar um repositório das contribuições científicas do pai. “Meu pai foi um grande lutador, pioneiro no tema toxicomania no Brasil, buscando relacionar verdade científica e fatos sociais. Assim como acontece hoje, teve de enfrentar as barreiras do conservadorismo no País e talvez, por isso, não tenha recebido o devido reconhecimento por seu trabalho”, avalia Jacques.
Richard Bucher fez Mestrado e Doutorado na Universidade de Louvain, na Bélgica. Foi professor titular do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília (UnB) e um dos pioneiros da transmissão da psicanálise lacaniana no Distrito Federal.
Marco na carreira de Bucher foi a preocupação constante em levar a escuta psicanalítica para fora dos consultórios, oferecendo acesso ao atendimento de saúde mental para populações historicamente marginalizadas.
Na década de 1980, o psicólogo criou o Centro de Atendimento ao Adolescente Drogado (Cordato), que possibilitou humanização do atendimento a dependentes químicos e que, mais tarde, foi tomando a forma de um projeto mais arrojado junto a crianças em situação de rua de Brasília, denominado pelo professor como Pedagogia do Desejo.
Registros em publicações do CRP 01/DF mostram que, a partir desse projeto desenvolvido com estudantes e apoio de diversas entidades, foram criados subsídios para o desenvolvimento do projeto Consultório de Rua, baseado em intervenção terapêutica e inclusão social.
Bucher defendia que, para auxiliar os adolescentes em situação de rua, seria necessário reaproximá-los do restante da sociedade, contribuindo para fortalecimento de seus laços afetivos e comunitários. O professor e clínico entendia agentes de escuta de rua como parte da rede de apoio dos adolescentes e moradoras/res de rua, daí a importância de que a prática do cuidado da saúde mental fosse territorializada, no contexto de vida dos/das falantes, ao invés de se fechar ao sofrimento sócio-político das pessoas oriundas de classes e grupos socialmente subalternizados.
Dentre os livros do psicólogo que merecem especial destaque estão: “Droga e drogadição no Brasil”, “Depressão e melancolia” e “Psicoterapia pela fala”. Em 2012, por ocasião dos 50 Anos da Psicologia no Brasil, foi homenageado pelo CRP 01/DF com a Comenda Richard Bucher de Psicologia e Compromisso Social.
Se você possui algum material que faça referência ao professor, psicanalista, psicólogo e clínico de rua, também pode contribuir para a pesquisa. O e-mail de contato do filho de Richard Bucher é biobucher@gmail.com.
Veja imagens de algumas das publicações resgatadas pelo CRP 01/DF em seu acervo de jornais e revistas.
Richard Bucher presente!