Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


PSICOLOGIA NO BRASIL: RESISTÊNCIA NEGRA NA DIÁSPORA

PSICOLOGIA NO BRASIL: RESISTÊNCIA NEGRA NA DIÁSPORA


Leia a nota da Comissão Especial Étnico Racial e Povos Tradicionais do CRP 01/DF em referência ao dia 13 de maio: Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo


| 13 DE MAIO: DIA NACIONAL DE DENÚNCIA CONTRA O RACISMO |

Psicologia no Brasil: Resistência Negra na Diáspora 

O racismo constitui uma das questões mais fundamentais para a compreensão dos processos de exploração e dominação instalados na sociedade brasileira. O processo de escravização da população negra, o desmonte das políticas públicas, o extermínio de jovens negros nas periferias são produtos de uma lógica desumana nesse país. A falsa ideia de liberdade da população negra e o mito da democracia racial ainda permanecem presentes e presos no imaginário social. 

Este racismo que vai se estruturando na sociedade brasileira perpetua as desigualdades nas relações e afeta profundamente a condição de saúde mental da população negra diante da herança histórica que insiste em manter privilégios da branquitude nesse país. 

No entanto, para que a Psicologia esteja alinhada com uma prática antirracista, é necessário institucionalizar o tema das relações raciais nos mais diversos campo de atuação. É de fundamental importância reposicionar a Psicologia diante da sociedade no campo da científico, da ética profissional e dos Direitos Humanos, a fim de compreender os atravessamentos históricos da população negra. 

Estar alinhada(o) com o debate antirracista é descolonizar as práticas psicológicas neste país, no qual o processo de escravização herdou marcas profundas na saúde mental da população negra. No dia de hoje, dia em que denunciamos o racismo no Brasil, a Psicologia, na representação deste Conselho Regional de Psicologia (01/DF),se coloca à frente na responsabilidade de enfrentar o racismo com ética e compromisso social.

Viva quem re-existe!

Comissão Especial Étnico Racial e Povos Tradicionais - CRP 01/DF



<< Ver Anterior Ver Próximo >>