Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


MARQUE NA AGENDA: CONFERÊNCIA "PSICOTERAPIA E A PANDEMIA DE COVID-19", COM MARGHERITA SPAGNUOLO LOBB

MARQUE NA AGENDA: CONFERÊNCIA "PSICOTERAPIA E A PANDEMIA DE COVID-19", COM MARGHERITA SPAGNUOLO LOBB


Dia 23 de novembro, das 13h às 14h30 (Brasília), via Zoom Webinar
 
| MARQUE NA AGENDA |
 
O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal convida você para a:
 
Conferência "Psicoterapia e a pandemia de Covid-19", com Margherita Spagnuolo Lobb
 
Doutora em Psicologia, Margherita Lobb é diretora do Istituto di Gestalt HCC Italy (com sede em Milão, Siracusa e Palermo) e diretora de Treinamentos Internacionais em Gestalt-terapia nos Processos de Desenvolvimento e Psicopatologia, e para supervisores no campo da Gestalt.
 
Ela é ex-presidenta e membra honorária da Associação Europeia de Gestalt-Terapia (EAGT), fundadora e presidenta honorária da Associação Italiana de Psicoterapia Gestalt (SIPG), ex-presidenta da Federação Italiana de Institutos de Treinamento Gestalt Reconhecidos (FISIG) e da Federação Italiana de Todos os Métodos de Psicoterapia (FIAP). 
 
Também é membra titular do New York Institute for Gestalt Therapy (NYIGT), da Society of Psychotherapy Research (SPR), da Society for Gestalt Theory and its Applications (GTA) e da Association for the Advancement of Gestalt Therapy (AAGT).
 
Autora e editora de inúmeros livros, artigos e capítulos publicados, ela desenvolveu uma abordagem de Gestalt-terapia relacional, aplicada a ambientes clínicos e psiquiátricos, para trabalhar com crianças, com grupos e desenvolvimento organizacional. 
 
Seu livro "The Now-for-Next in Psychotherapy: Gestalt-terapia Recontada na Sociedade Pós-Moderna" está disponível em oito idiomas e, em breve, estará disponível em português. É editora principal da Gestalt Therapy Book Series, publicada pela Routledge, e do Scientific Journal Quaderni di Gestalt (desde 1985). 
 
Ela recebeu o Prêmio de Realização ao Longo da Vida da Associação para o Avanço da Gestalt-terapia (AAGT) (Toronto, Canadá, em agosto de 2018).
 
Mais informações sobre o trabalho da pesquisadora em: https://www.gestaltitaly.com/margherita-spagnuolo-lobb/
 
E-mail para correspondência: margherita.spagnuolo@gestalt.it
 
Páginas eletrônicas:
www.gestaltitaly.com
www.gestalt.it
 
Mediação pela conselheira do CRP 01/DF, Rebeca Potengy, e participação dos pesquisadores em Gestalt-terapia Ênio Brito e Flávio Santos.
 
Programe-se:
23 de novembro
13h - 14h30 (Brasília)
Encontro virtual via Zoom Webinar
 
Acesso à sala on-line em:
https://bit.ly/3CMBIAT
 
Acessível em Libras e com tradução Inglês/Português.
 
Certificado de participação emitido por meio de link informado no chat da plataforma Zoom Webinar durante a conferência.
 
Resumo:
Com base nas experiências sociais que formaram o pano de fundo da pandemia, algumas das dimensões relacionais que hoje vêm à tona são descritas. A necessidade de um novo conjunto de valores na Psicologia humanística é abordada, desde o apoio ao potencial individual até a construção de um senso de "ser-com" o outro, adotando uma perspectiva mais relacional. A autora se propõe a olhar para o paradigma da reciprocidade, aplicado através de uma abordagem estética e inspirada na hermenêutica gestáltica (fenomenológica e orientada para o campo), e apresenta o conhecimento relacional estético (Spagnuolo Lobb, 2018a) como meio de trabalhar o sofrimento do cliente em de forma contextualizada, considerando a ressonância do terapeuta como parte do campo experiencial do cliente. Esse novo valor humanístico pode ser observado ao enfocar a "dança" da reciprocidade entre o terapeuta e o cliente (um modelo em pesquisa que considera as percepções mútuas e reações às percepções do outro, amparado pela vitalidade que cada um coloca no "ser-com" o outro). Dessa forma, a mudança terapêutica pode incluir experiências de figura e fundo. Uma consequência desse novo valor é uma virada na postura ética do psicoterapeuta: de um esforço narcisista de ser um "bom terapeuta" para uma atitude estética que não nega limites e coloca a presença do outro em primeiro plano. Uma consequência importante para o terapeuta é o cuidado de si para que consiga lidar com o trauma da pandemia, o que também é fortalecido por meio do diálogo constante com a comunidade profissional.
 
Sugestão de leitura para a conferência:
Spagnuolo Lobb, Margherita. Gestalt Therapy during coronavirus: Sensing the experiential ground and "dancing" with reciprocity. The Humanistic Psychologist, 48(4): 397-409. https://doi.org/10.1037/hum0000228
 
Parceria: Grupo de Estudos Gestalt-terapia Centrada na Pessoa.
 
#DescreviParaVocê: Além de parte do conteúdo textual acima, a imagem conta com um fundo amarelo, uma foto da psicóloga Margherita Lobb e as marcas gráficas do CRP 01/DF e do Grupo de Estudos Gestalt-terapia Centrada na Pessoa.


<< Ver Anterior Ver Próximo >>