O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) realizou, na última terça-feira (30), II Jornada da Psicologia no SUAS, desta vez em encontro presencial, com pautas importantes sobre o SUAS e o cenário de prestação de serviços no sistema.
Na mesa, o CRP 01/DF foi representado pelo conselheiro regional Rafael Gonçalves. Também marcaram presença a assistente social e conselheira presidenta do Conselho Regional De Serviço Social (Cress/DF), Karina Figueiredo, e professor do Departamento de Psicologia Clínica e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (UnB), Pedro Costa.
Karina Figueiredo expôs que no último período houve retrocessos que vêm atingindo o SUAS e que o momento exige ação. Segundo a assistente social, desde 2015 os investimentos do governo na área estão estagnados, o que implica na qualidade da prestação dos serviços, uma vez que o SUAS precisa de recursos para atender famílias em situação de violação de direitos. Karina abordou também a sobrecarga de profissionais recém-contratados, que já se encontram cansados, uma vez que contratações de novos funcionários estão cada vez mais escassas.
Pedro Costa destacou os ataques ao SUAS e os cortes no orçamento, chamando atenção para a importância da luta coletiva das/os trabalhadores da área e da sociedade, considerando a baixa contratação, a falta de apoio e as jornadas de trabalho exaustivas.
Profissionais de Psicologia trouxeram reflexões sobre as rotinas de psicólogas/os que atuam em rede, pontuando sobre reconhecimento de problemas e necessidades dos setores.
Após debates com contribuições presenciais e on-line, o encerramento contou com apresentação artística da banda Porta do Mundo.
Para ver o conteúdo completo desta edição da jornada, acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=AB3MT1gUISw
Matéria e fotos tiradas por Nathalia Campelo, Surpervisonado pela jornalista Mayara Reis