Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


FIM DE ANO: MENSAGEM DO CRP 01/DF

FIM DE ANO: MENSAGEM DO CRP 01/DF


Boas festas!

Na perspectiva de mudança de cenário, em que valores democráticos adquirem força em nosso País, profissionais de Psicologia do Distrito Federal prosseguem trabalhando e lutando na defesa do fortalecimento do Estado, na defesa de direitos, do cuidado em liberdade e do desenvolvimento do DF e do Brasil.

O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal, através de diferentes gestões, vem buscando contribuir no desenvolvimento da Psicologia em nossa região. Temos diversas comissões temáticas, parcerias com instituições de ensino, com associações e pesquisadoras/es em Psicologia. Temos parcerias interinstitucionais com outros conselhos profissionais, outras entidades públicas, movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Defendemos, junto ao Sistema Conselhos e outras entidades da Psicologia, condições de trabalho dignas para a Psicologia brasileira junto a parlamentares de amplo espectro político. Também pressionamos autoridades do Governo do Distrito Federal pelos direitos das profissionais que atuam em nosso território. Lutamos e compomos com outras instituições da Psicologia contra a precarização da nossa formação, bem como contra captura de nossa atuação por setores da sociedade que aviltam nossa profissão e direitos civis.

Ao longo do último período, a sociedade brasileira precisou reconhecer a fulcralidade do Sistema Único de Saúde para a vida de toda a coletividade brasileira. Também ampliamos o reconhecimento quanto à importância de acesso a serviços de cuidado da saúde mental para o desenvolvimento nacional. No último período, a principal resposta governamental ao sofrimento foi o aprisionamento, isolamento e institucionalização de pessoas indesejadas. Devemos a efetivação da Reforma Psiquiátrica Brasileira às psicólogas, psicólogos e outras trabalhadoras que lutaram antes de nós.

Nos últimos dias, Brasília foi palco de atos terroristas. O acirramento de uma cultura distópica, supremacista, racista, machista e escravocrata segue gozando de base social. O apartheid brasileiro segue em curso e os terroristas milicianos estão mobilizados, organizados e munidos. Eles devem ser punidos com o rigor da Lei, ao passo que toda a sociedade é instada a se organizar e aprender a se defender.

Nosso Código de Ética preconiza: “A/o psicóloga/o baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiada/o nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos." 

Na oportunidade em que se renovam votos para um novo ano, renovamos também nosso compromisso de cuidar da Psicologia do Distrito Federal, compreendendo cuidar de uma ferramenta de transformação social.

Boas festas!

#DescreviParaVocê: miniatura de vídeo legendado no qual aparecem membras da Diretoria do CRP 01/DF, em mensagem de fim de ano.



<< Ver Anterior Ver Próximo >>