Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


PSICOLOGIA E GARANTIA DE DIREITOS:

PSICOLOGIA E GARANTIA DE DIREITOS:


7 de fevereiro: Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

| PSICOLOGIA E GARANTIA DE DIREITOS |
7 de fevereiro: Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

Nota da Comissão de Raça, Povos Indígenas e Povos Tradicionais do CRP 01/DF
 
Neste Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) vem a público reafirmar seu compromisso com o Código de Ética das/os Psicólogas/os que determina que a/o profissional trabalhará pela promoção da saúde e qualidade de vida das pessoas e das coletividades. Assim, repudia veementemente a negligência, o desrespeito e o racismo praticados em relação aos povos originários, em especial aos Yanomami que, no momento presente, são a síntese da ofensiva contra os direitos dos povos indígenas.
 
As terras onde vivem os Yanomami são a maior gleba indígena do País, localizada nos estados de Roraima e do Amazonas. O garimpo ilegal no território cresceu 54% entre dezembro de 2021 e dezembro de 2022, uma invasão deliberada e incentivada pelo então Presidente da República e por órgãos governamentais, o que acabou por afetar de maneira trágica a população Yanomami.
 
A população brasileira está assistindo estarrecida às reportagens sobre as condições de vida dos Yanomami: desnutrição causando mortes em adultos e crianças, malária, pneumonia e fome, além da violência constante dos garimpeiros ilegais, culminando em uma situação de crise sanitária e humanitária sem precedentes. Estima-se que 50% das crianças estejam desnutridas, há denúncias de meninas grávidas de garimpeiros e há um alto número de casos de malária relacionados à expansão do garimpo.
 
O CRP 01/DF se solidariza com os povos originários, em especial os Yanomami, e conclama a classe de psicólogas/os para compor o grupo de guardiões da dignidade humana. Para isso, será necessário analisar crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural, conforme exposto em nosso Código de Ética. Assim, é fundamental compreender a omissão do Estado brasileiro (Ministério da Justiça, Fundação Nacional do Índio – FUNAI, os Governos dos estados de Roraima e do Amazonas, os agentes de saúde, a Polícia Federal e as forças Armadas), no sentido de proteger e resguardar populações “minoritárias”.
 
No entanto, com a posse do novo Presidente da República em 1º de janeiro de 2023, uma nova concepção de cuidados propiciou a publicação da Portaria nº 28, de 20/01/2023, que declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência de desassistência à população Yanomami, expondo uma série de medidas de assistência e socorro àquela população.
Não podemos e não devemos falar mais do mesmo. São tempos de mudanças! É necessário cravar definitivamente o respeito à vida. Que nossas vozes possam sempre se levantar contra os desrespeitos praticados continuamente contra os povos originários e populações minorizadas no País.
 
#DescreviParaVocê: Card com as cores beje e bordô de fundo. Acima a descrição "Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas", à direita a data bordô sobre bege "02/02". No meio a foto de uma criança indígena, na parte inferior direita a marca gráfica do CRP 01/DF e ainda mais abaixo card uma faixa com motivos indígenas.


<< Ver Anterior Ver Próximo >>