Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


PSICOLOGIA E FORMAÇÃO: CLÍNICAS-ESCOLA REFORÇAM DIRETRIZES ÉTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL AO COMPLEMENTAR A CAPACITAÇÃO COM VIVÊNCIAS PRÁTICAS DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

PSICOLOGIA E FORMAÇÃO: CLÍNICAS-ESCOLA REFORÇAM DIRETRIZES ÉTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL AO COMPLEMENTAR A CAPACITAÇÃO COM VIVÊNCIAS PRÁTICAS DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL


Instituições que ofertam serviços-escola, serviços sociais ou de baixo custo também devem estar atentas às normas que regulamentam a profissão

O Distrito Federal conta atualmente com 14 clínicas sociais ou de baixo custo (consulte mais informações aqui), incluindo oito clínicas-escola. Ao inserir vivências práticas da Psicologia na capacitação profissional, os espaços também complementam a oferta de atendimento psicológico à população local que, muitas vezes, enfrenta dificuldades de acesso aos serviços de saúde mental na região.

É o caso do Centro de Atendimento Psicológico (CAEP) da Universidade de Brasília (UnB). Atento ao propósito de articular as áreas de ensino, pesquisa e extensão, o CAEP oferece atendimentos clínicos à comunidade interna e externa à UnB, conforme destaca a coordenadora, Mariana Lacerda. O Centro serve ainda de referência para práticas de avaliação psicológica, estudos em Psicologia Social e Psicologia Escolar, entre outros contextos de atuação psicológica integrada ao estudo científico.

Mariana explica que as ofertas de serviços dependem do calendário letivo, dos grupos de pesquisa em andamento e da disponibilidade de estudantes e profissionais efetivos e voluntários que atuam nos espaços. A psicóloga observa que as clínicas-escolas costumam ter muito cuidado nas rotinas de atendimento à comunidade, considerando que são espaços de formação profissional: “O professor tem o cuidado de orientar cada caso, cada aluno tem um suporte para o atendimento, com sala de atendimento, sala de observação, e sempre há um psicólogo presente. Caso o estudante saia do atendimento e tenha alguma dúvida, ou se aquele atendimento mexeu muito com o aluno, ele tem um psicólogo acessível para fazer uma escuta inicial e ter uma conversa sobre o caso até ele conseguir chegar a uma orientação mais aprofundada com seu professor”, destaca. “Nós temos esse cuidado porque, [na maior parte dos casos,] trata-se de seres humanos em formação [profissional] atendendo outros seres humanos em sofrimento”, observa.

É importante salientar que os serviços-escola de Psicologia devem ser cadastrados no Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF), uma vez que prestam um serviço psicológico. Esse tipo de cadastro, no entanto, está dispensado do pagamento de anuidades.

Além do disposto na Lei dos Estágios (Lei nº 11.788/2008), as orientações para oferta de serviços-escola em Psicologia são pautadas pelas Resoluções CFP nº 003/2007 (que institui a Consolidação das Resoluções do Conselho Federal de Psicologia); Resolução CFP nº 016/2019 (que dispõe sobre registro e cadastro de pessoas jurídicas) e Resolução CFP nº 010/2005 (que dispõe sobre o Código de Ética Profissional do Psicólogo).

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Setor de Orientação e Fiscalização do CRP 01/DF pelo WhatsApp (61) 4042-1718, opção “Conduta profissional”.

#DescreviParaVocê: além da chamada com retranca, título e subtítulo para a matéria, o card colorido apresenta foto de instalações do CAEP/UnB e da coordenadora do Centro, em entrevista on-line ao CRP 01/DF. Na parte inferior, aparecem ícones de curtir, comentar, salvar e compartilhar a publicação, além da marca gráfica do CRP 01/DF.



<< Ver Anterior Ver Próximo >>