Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


CRP 01/DF COMPARTILHA: EX-ACOLHIDO DA ONG SALVE A SI É AGREDIDO APÓS DENUNCIAR IRREGULARIDADES NA ENTIDADE

CRP 01/DF COMPARTILHA: EX-ACOLHIDO DA ONG SALVE A SI É AGREDIDO APÓS DENUNCIAR IRREGULARIDADES NA ENTIDADE


O usuário do serviço informou à reportagem da TV Globo que teve seus óculos quebrados e celular levado por dois homens

O ex-assistido da ONG Salve a Si José Paulo de Lima registrou uma ocorrência na 5ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal na tarde dessa terça-feira (1º), por ter sido agredido e ameaçado após denunciar supostas irregularidades envolvendo dinheiro público e atendimentos precarizados na instituição da Cidade Ocidental, no entorno do DF. O fato não é isolado. Diversas ocorrências no DF e no Brasil, bem como relatórios de inspeções nacionais, revelam violações de direitos ocorrendo dentro de unidades prisionais, manicômios, comunidades terapêuticas e outras. 

Segundo o homem informou à equipe de reportagem da Rede Globo (glo.bo/3rT3ATp), os dois agressores o abordaram citando o nome de “Henrique”. 

Desde o mês passado a emissora divulga relatos acerca de destinação de dinheiro público para pagamento de despesas pessoais do presidente da ONG e parentes. O valor total do contrato do Governo do DF com a ONG Salve a Si chega a 3 milhões de reais em 4 anos. O GDF tem contrato com mais 11 instituições de internação ou semi-internação. 

O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) tem assento no Conselho Distrital de Drogas (Conen/DF), conselho gestor responsável pela participação e o controle sociais na área de álcool e outras drogas no Distrito Federal.

Segundo artigo do professor Pedro Costa, da Universidade de Brasília, “de 2012 a 2021, aumentou em 364% o número de vagas financiadas nas CTs [comunidades terapêuticas] e em 694% o valor das verbas liquidadas. O artigo destaca também que a média de CTs financiadas por ano foi de nove, demonstrando tendência de concentração do FUNPAD por poucas CTs.”

Em meio à crise e demandado por respostas, o Conselho Distrital de Drogas cancelou sua reunião plenária que estava marcada para hoje. No Diário Oficial do DF, foi publicada notícia de dispensa da presidente do Conen/DF, Alessandra Dias. Entra em seu lugar Alline Carvalho Porto, subsecretária de Administração Geral da SEJUS.

Referência do artigo:
Comunidades Terapêuticas no Distrito Federal: "controle" social e saqueio do fundo público, disponível em 
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/21849/11882

#DescreviParaVocê: o card colorido conta com parte do conteúdo textual acima, com a marca gráfica do CRP 01/DF e ícones de curtir, comentar, compartilhar e salvar, além de uma imagem da fachada de uma delegacia.



<< Ver Anterior Ver Próximo >>