| 8 DE SETEMBRO: DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO |
A educação transforma!
Releia nota da Comissão Especial de Psicologia e Educação do CRP 01/DF, publicada originalmente em 2022:
A educação, como exercício de conscientização e de enfrentamento às desigualdades sociais, precisa ter na alfabetização o seu pilar para transformação de realidades excludentes que isolam e circunscrevem subjetividades à miséria da luta pela sobrevivência.
A organização contemporânea sócio-econômica em que vivemos produz um mundo letrado inacessível para a maior parte da população. Paulo Freire (1981) afirma que a alfabetização é muito mais do que ler e escrever, pois se trata da habilidade de ler o mundo. Assim, democratizar a experiência da leitura e da escrita é uma tarefa emancipatória, que visa ao fortalecimento da organização política popular. Em coletivos organizados a sociedade tem melhores condições de transformar a realidade.
A leitura e a escrita instrumentalizam as pessoas, oportunizando que, conscientes de sua classe, raça, gênero, território e de seus atos, possam intencionalmente agir sobre os fatos que as cercam em favor de uma existência digna.
Alfabetizar é urgente e necessário.
#DescreviParaVocê: Com as cores em bordô e cinza as inscrições: 8 de setembro - Dia Mundial da Alfabetização e a frase “É preciso que a leitura seja um ato de amor.” Paulo Freire. Com detalhes gráficos em ocre, na parte inferior entre duas barras, a marca gráfica do CRP 01/DF.