Coletivo conclui dossiê sobre o sistema socioeducativo local
O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP DF) sediou na última sexta-feira (31) mais um encontro de profissionais e representantes de movimentos sociais para discutir possíveis estratégias de melhoria para o atual quadro do sistema socioeducativo local.
Estiveram presentes na reunião integrantes da Comissão de Direitos Humanos do CRP DF, Fórum de Justiça Juvenil, Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-DF), Sindicato dos Servidores da Assistência Social e Cultural do GDF (Sindsasc), Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), além de outras entidades, e a deputada federal Érika Kokay (PT-DF).
Na oportunidade, a conselheira do CRP DF, Ingrid Quintão, sugeriu aos presentes a sistematização de ações junto a organizações de defesa dos direitos humanos e entidades ligadas à infância e juventude para garantir condições de atendimento compatíveis com as diretrizes do ECA. "A partir dos relatos e documentos produzidos pelas diversas entidades presentes aqui, conseguimos estabelecer um diagnóstico do sistema local. Estrategicamente, precisamos agora esmiuçar as ações que julgamos necessárias para atingirmos os objetivos", pontuou.
O coletivo preparou um dossiê para compartilhamento com o relator especial do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, Juan Méndez, que se encontra em visita ao Brasil. O grupo pretende ainda apresentar uma carta-conjunta solicitando audiência com a presença da Secretária da Criança e membros do GDF, e articula reuniões com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), com deputados distritais e com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na tentativa de encontrar soluções para os problemas relatados no âmbito da responsabilização e reintegração social de adolescentes em conflito com a lei.
[gallery ids="948,949,950"]