Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


PSICOLOGIA 30H JÁ: COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS (CAE) APROVA PLS 511/2017 QUE DISPÕE SOBRE A JORNADA DE 30H SEMANAIS PARA A PSICOLOGIA

PSICOLOGIA 30H JÁ: COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS (CAE) APROVA PLS 511/2017 QUE DISPÕE SOBRE A JORNADA DE 30H SEMANAIS PARA A PSICOLOGIA


Matéria segue para análise no Plenário do Senado Federal

O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) marcou presença, na última terça-feira (31), na reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal que aprovou o Projeto de Lei n° 511/2017 sobre a jornada semanal de trabalho de até 30 horas para profissionais de Psicologia.

Apresentado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, o PLS já havia passado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) com parecer favorável à sua aprovação, seguindo para votação na CAE, onde foi apreciado o relatório proposto pelo senador Rogério Carvalho (PT/SE), que destacou na leitura do documento o papel desempenhado por profissionais de Psicologia na linha de frente durante a pandemia de Covid-19.

Ao lado de representantes do Conselho Federal de Psicologia (CFP), conselheiras diretoras e psicólogas(os/es) colaboradoras(es) de comissões do CRP 01/DF solicitaram apoio de parlamentares do Distrito Federal para aprovação do PLS na CAE. A conselheira presidenta do CRP 01/DF, Thessa Guimarães, ressaltou a importância dessa mobilização da categoria, destacando o diálogo tático com senadores do Distrito Federal com direito a voto na Comissão, como Damares Alves (Republicanos/DF) e Izalci Lucas (PSDB/DF), que se manifestaram pela aprovação.

"É reconhecido pela Organização lnternacional do Trabalho que jornadas menores de trabalho impactam positivamente na qualidade de vida das trabalhadoras", destaca a conselheira. "Muitos estados e municípios já têm a jornada de 30 horas estabelecidas para psicólogas(os/es), então o impacto orçamentário da lei não será tão grande. Recentemente, as enfermeiras organizadas conseguiram a grande vitória do piso e da jornada, e nós temos a inspiração dessa outra categoria da saúde para que a Psicologia obtenha a vitória do estabelecimento da jornada máxima de 30h."

Agora o projeto seguirá seu curso de tramitação no Plenário da Casa, e ainda passará pela revisão da Câmara dos Deputados, onde tramita o PL n° 1.214/2019, de ementa semelhante.

#DescreviParaVocê: carrossel de imagens contendo chamada para leitura da nota informativa, fotos com registros da reunião da CAE do Senado e psicólogas do DF segurando cartazes em defesa do projeto de 30h para a Psicologia, além da marca gráfica do CRP 01/DF e ícones de curtir, comentar, salvar e compartilhar a publicação.


Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto

<< Ver Anterior Ver Próximo >>