A conselheira presidenta do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF), Thessa Guimarães, e a técnica de políticas públicas do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), Sara Meneses, participaram no dia 6 de novembro do evento “Crônicas de uma desinstitucionalização atrasada: passado, presente e futuro da saúde mental no DF”, que compôs a programação da 24º Semana Universitária da Universidade de Brasília (UnB).
Organizado pelo Grupo de Pesquisa “Saúde Mental e Militância” do Instituto de Psicologia (IP/UnB) no Instituto Central de Ciências (ICC) do campus Darcy Ribeiro na Asa Norte, o evento contou com palestrantes como Carolina Lemos do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura; Samantha Larroyed, ativista antimanicomial; Jamila Zgiet, gerente na Diretoria de Serviços de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde do DF, além da mediação de Luiz Alberto Júnior do IP/UnB.
Thessa Guimarães abordou as ações do CRP 01/DF sobre a temática de desinstitucionalização no DF, tratando também de sua atuação como representante do CRP 01/DF no Conselho de Política sobre Drogas do Distrito Federal (CONEN/DF).
Sara Meneses, por sua vez, apresentou ao público de cerca de 30 estudantes o produto do Ciclo de Pesquisa 2024.1 da Rede CREPOP, oportunidade dos profissionais em formação conhecerem um pouco mais sobre os campos de atuação da Psicologia no âmbito das políticas públicas.
A aproximação com estudantes de graduação desde o período de formação é uma das ações previstas no planejamento estratégico do CRP 01/DF para fortalecimento da orientação profissional da Psicologia na região.
#DescreviParaVocê: o carrossel composto por imagens coloridas conta com uma chamada para leitura da nota informativa, registros fotográficos no evento onde aparecem as representantes do CRP 01/DF e a marca gráfica do conselho profissional.