O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) realizou no dia 9 de novembro, em sua sede, a “Oficina sobre Saúde Mental e Atenção Psicossocial para o Controle Social”, voltada para membras da Comissão de Acompanhamento da Rede de Atenção Psicossocial do Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF).
Organizado pelo Centro de Referências Técnicas de Psicologia em Políticas Públicas (CREPOP) no DF, o evento abordou o papel do Conselho de Saúde na mudança da política de saúde mental do DF e possíveis ações junto a outros conselhos de direito para fortalecer a saúde mental na região.
Os presentes destacaram na ocasião a necessidade de iniciativas que considerem a coletividade e a singularidade de cada indivíduos dentro das diretrizes estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde, proporcionando assim relações positivas de respeito e garantia de direitos. Também foi enfatizada a importância de desinstitucionalização como mudança de paradigma da atenção psiquiátrica para o modelo de atenção psicossocial.
Entre os encaminhamentos de ações do CRP 01/DF previstos a partir da oficina, estão a demanda por concursos de especialistas, visitas a equipamentos de saúde mental, campanhas para desconstrução contínua da estigmatização em saúde mental, incremento de ações de fiscalização sobre a implementação da Reforma Psiquiátrica no DF, entre outros.
Além de membras da Comissão de Acompanhamento da Rede de Atenção Psicossocial do CSDF, estiveram presentes conselheiras(os/es) do CRP 01/DF, colaboradores de comissões, usuárias(os/es) da RAPS, integrantes de movimentos sociais e trabalhadoras da autarquia.
#DescreviParaVocê: o carrossel composto por imagens coloridas conta com uma chamada para leitura da nota informativa, registros fotográficos da oficina e a marca gráfica do conselho profissional.