O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) recebeu, na última sexta-feira (30/5), estudantes de duas turmas de Psicologia do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
O conselheiro Rafael Oliveira explica que a iniciativa faz parte de um projeto de diálogo ampliado e contínuo com o meio acadêmico, reconhecendo a diversidade territorial, social e formativa da categoria de psicólogas(os/es) e da sociedade: "A gente vê essas parcerias como muito estratégicas para o Conselho, para ir além daqueles que já estão na profissão e abraçar também os futuros profissionais. Então, quando apresentamos o Conselho de Psicologia, a gente também está falando de políticas públicas, de política para o exercício da profissão, de direitos humanos, e tudo isso está dentro da nossa cartela de serviços e [...] do que a gente pretende construir", explicou o conselheiro.
Representando a Comissão de Orientação e Fiscalização, a conselheira Glícia Maria Feitoza de Paula tratou, na ocasião, do papel do conselho profissional na orientação, fiscalização e disciplina do exercício profissional da Psicologia, ressaltando o potencial transformador da atuação na área: "É um prazer receber os futuros colegas da profissão!", declarou a conselheira em nome do atual Plenário, abrindo as portas do conselho às(aos) psicólogas(os/es) em formação.
A coordenadora da Comissão Especial de Estudantes de Psicologia do CRP 01/DF, Fábia Guimarães, realizou uma dinâmica com as(os) estudantes, que simularam situações emvolvendo temas emergentes da Psicologia para provocar o debate sobre ética profissional. Temas como as implicações das plataformas digitais, relacionamento com a imprensa e patologização da vida estiveram entre os assuntos abordados: "A sociedade está mudando e a Psicologia também. Precisamos debater sobre questões éticas e estar em constante diálogo com as instituições de ensino superior", argumentou a psicóloga.
A coordenadora de graduação em Psicologia do IDP, Laura Andrade, chamou atenção para a importância da vivência de situações práticas durante a formação: "É importante que os estudantes concretizem o que é a categoria profissional, como é que a gente funciona enquanto classe, quais são as nossas demandas, como a gente as encaminha e para quem que a gente pode pedir ajuda. Entender mesmo, de um ponto de vista menos teórico e mais aplicado, como é a Psicologia no dia a dia", observou a professora.
O professor e representante da Coordenação Acadêmica do IDP, Cleno Couto, segue o mesmo entendimento e avalia como positivas as ações de aproximação do Conselho com os profissionais em formação: "Acho que esse tipo de iniciativa é extremamente importante porque permite que os alunos vejam o lado do conselho profissional, seu funcionamento, o processo que a gente traz em sala de aula. A gente menciona questões regulamentares, mas é muito diferente quando você vir e você mesmo ver como é o funcionamento, e acho que favorece para desconstruir a visão que muitos psicólogos têm de que o conselho é só punitivo ou de que o conselho não age. Então, ajuda os estudantes a compreenderem o que é o conselho, seu funcionamento e, assim, os aproxima, dá a oportunidade de estarem se engajando, por exemplo, com a Comissão de Estudantes, que é uma comissão super interessante", avalia o professor.
A estudante do 3° semestre de Psicologia, Adriana da Silva, ficou animada com a iniciativa: "Eu acho muito importante nós conhecermos as instituições que estão ligadas à Psicologia, principalmente o trabalho que elas fazem. E o que nós, enquanto alunos de Psicologia, podemos agregar tanto na nossa formação quanto na nossa atuação. Sem essa visão, ficamos muito restritos a uma sala de aula, a conhecimentos específicos da própria ciência da Psicologia, mas não de como que ela interage com o mundo, com as pessoas, com a população. Então, eu vejo o Conselho como um órgão de suporte. Vamos nos aproximar, vamos interagir, porque o CRP é o reflexo das nossas próprias necessidades. Então, quero estar próxima, fazendo essa troca: o CRP é para o psicólogo assim como o psicólogo é para o CRP", defende.
Representando a Comissão de Ética, o conselheiro Luciano de Sá apresentou as demais comissões em funcionamento no Conselho e reforçou o compromisso ético-político da Psicologia com defesa intransigente da dignidade humana: "A atuação do CRP é essencialmente pedagógica e preventiva. O papel não é vigiar mas, ao fiscalizar, identificar situações que possam comprometer o exercício ético da profissão. Ele protege o profissional e protege a sociedade", pontuou.
Na ocasião, as(os) estudantes de turmas do primeiro e do terceiro semestre de Psicologia puderam sanar dúvidas sobre a relação de psicólogas(os/es) com o conselho profissional e receberam publicações do Sistema Conselhos de Psicologia para que tenham acesso às orientações mais atualizadas e referências de atuação profissional.
Outras instituições de ensino do Distrito Federal que tenham interesse no projeto podem entrar em contato com o CRP 01/DF pelo e-mail crp-01@crp-01.org.br.
#DescreviParaVocê: carrossel de imagens com registros fotográficos da visitas de turmas de Psicologia do IDP ao CRP 01/DF. Além de chamada para leitura da matéria, aparece a marca gráfica do conselho profissional.