| NOTA DE APOIO |
CRP 01/DF em defesa das servidoras e servidores da Assistência Social
Conselho manifesta apoio ao Sindsasc/DF e repudia medida que obrigava reposição de horas das paralisações
O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal – CRP 01/DF manifesta seu irrestrito apoio às servidoras e aos servidores da carreira pública de Desenvolvimento e Assistência Social, representados pelo Sindsasc/DF - Sindicato dos Servidores e Empregados da Assistência Social e Cultural do GDF (Governo do Distrito Federal).
No último dia 4 de julho, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio de sua secretária-adjunta, publicou o Memorando nº 04/2025, que determinava a reposição de horas relativas às paralisações e assembleias realizadas nos anos de 2023 e 2024.
Tal medida foi suspensa por decisão judicial da 8ª Vara de Fazenda Pública, que a considerou descabida e potencialmente geradora de adoecimento, ao impor uma "jornada de trabalho excessiva".
A carreira de Desenvolvimento e Assistência Social é composta por profissionais concursados, incluindo psicólogas e psicólogos, lotados em diversos equipamentos da Sedes, como CRAS, CREAS, Centros Pop e unidades de acolhimento. Trata-se de uma atuação de alta complexidade e impacto emocional, conforme reconhecido pela própria Secretaria em sua pesquisa sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).
Ao impor sobrecarga de trabalho, a Sedes não apenas agrava as já precárias condições laborais enfrentadas por seus servidores, como também busca desestimular o exercício legítimo do direito à organização e participação sindical — direito este garantido pela Constituição Federal.
Diante disso, o CRP 01/DF desaprova veementemente a postura adotada pela Sedes e reafirma seu apoio à categoria, cuja atuação é essencial para o atendimento de centenas de milhares de famílias no Distrito Federal.
#DescreviParaVocê: a imagem colorida conta com parte do conteúdo textual acima, além da marca gráfica do CRP 01/DF.