Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


PSICOLOGIA E POP RUA: CRP 01/DF CELEBRA DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NO SCS

PSICOLOGIA E POP RUA: CRP 01/DF CELEBRA DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NO SCS


| PSICOLOGIA E POP RUA |

CRP 01/DF celebra Dia Nacional de Luta das Pessoas em Situação de Rua no SCS

Na oportunidade, foi apresentado o Manifesto em Defesa de uma Vida mais Digna para as Pessoas em Situação de Rua e pela Implementação de Políticas Públicas de Cuidados em Liberdade

Nesta terça-feira (19), o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal participou da celebração do primeiro Dia Nacional de Luta das Pessoas em Situação de Rua reconhecido pela lei. Em homenagem à data, o Movimento Nacional População de Rua (MNPR) realizou evento no Setor Comercial Sul (SCS) com apoio dos coletivos Café com Escuta e No Setor. O ato se preocupou em suprir diversas demandas da população em situação de rua, desde fornecimento de comida e roupas, até a promoção da cultura, com música e escuta de moradoras(es) do local. 

O evento contou com falas que ressaltaram a importância da capacitação de profissionais de Psicologia que lidam com pessoas em situação de rua, de compreender as demandas de pessoas com deficiência e transtornos psicológicos, além das políticas para usuárias(os/es) de drogas que fujam da lógica manicomial e punitivista. Além disso, foi enfatizada a necessidade de o Estado suprir as necessidades psicológicas da população, para evitar que ela chegue às ruas. 

“Em grande parte, as pessoas vêm para rua por conta de adoecimento psicológico, que deveria ser atendido antes de chegar a esse ponto. Por conta disso, as pessoas chegam aqui e perdem seu direito de ter acesso à saúde, à moradia, a abordagens policiais humanizadas, ao sistema de educação, ao acesso à cultura, à higiene pessoal, entre outros”, disse Paulo Henrique Santos, integrante dos coletivos No Setor e Café com Escuta.

Durante o ato, foi lido um manifesto redigido pela população em situação de rua do SCS em articulação com instituições e membros da sociedade civil, em defesa de uma vida mais digna para as pessoas em situação de rua. O documento intitulado “Manifesto em Defesa de uma Vida mais Digna para as Pessoas em Situação de Rua e pela Implementação de Políticas Públicas de Cuidados em Liberdade” reúne dados atualizados, denuncia omissões e propõe direções concretas para a efetivação de políticas públicas, com destaque em áreas como moradia, saúde, alimentação e cuidados em liberdade. 

Leia e assine o Manifesto no link abaixo:

https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR153034

Joana Basílio, do Movimento Pop Rua, falou da importância do envolvimento das pessoas em situação de rua neste tipo de ação: “É uma dica para o Governo do Distrito Federal sobre como se faz política pública. A gente não quer mais essas políticas ‘para’ a população de rua; a gente quer políticas ‘com’ a população de rua”, indaga.

#DescreviParaVocê: a imagem colorida conta com parte do conteúdo textual acima e com a marca gráfica do CRP 01/DF, além de uma fotografia do evento, que registra pessoas dançando e conversando no local.



<< Ver Anterior Ver Próximo >>